in

Salmonella: o que é e quais os sintomas da doença que pode ser fatal; bactéria foi encontrada em chocolate

Recentemente, foi detectado que lotes do chocolate Kinder Ovo estavam contaminados com a bactéria.

Reprodução Parhlo

Foi encontrada salmonella em lotes do chocolate Kinder Ovo. Para quem não sabe, a salmonela é uma bactéria que pode causar sérios danos à saúde de uma pessoa. Com um poder alto de contaminação, ela pode provocar transtornos gastrointestinais e intoxicação alimentar. De acordo com a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – o país não recebeu nenhuma notificação sobre casos associados ao chocolate.

Publicidade

Conforme informação do grupo responsável pela marca, Ferrero, o lote com a suspeita de contaminação por salmonela partiu da Bélgica. A notícia ganhou repercussão mundial e preocupou muitas pessoas que são fãs do chocolate e que tem o público infantil muito forte. Esse artigo vai explicar melhor sobre a bactéria que pode provocar sérios transtornos ao organismo.

Salmonella

É uma bactéria que pertence à família Enterobacteriaceae, que pode causar infecções graves levando o paciente a óbito, alerta o Ministério da Saúde. A salmonela é um dos principais responsáveis por provocar intoxicação alimentar e também a conhecida infecção intestinal. Existem duas espécies que provocam danos aos seres humanos: a S. enterica S. bongori.

Publicidade

Os quadros mais graves de infecções costumam ocorrer em idosos e crianças devido o sistema imune ser mais frágil nesses indivíduos, como é o caso de quem passou por procedimento de transplante ou é portador de HIV.

Publicidade

Como a bactéria é transmitida?

Segundo informação do Ministério da Saúde, a bactéria é transmitida por meio da ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. A Salmonella geralmente é achada em porcos, galinhas, vacas, repteis, anfíbios e até mesmo animais domésticos como gatos e cães. “Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes pode ser considerado via de transmissão da Salmonella”, ressalta o MS. Os primeiros sintomas começam a surgir entre 12 e 36 horas após o indivíduo ter sido contaminado com a bactéria.

Publicidade

Os sintomas principais da infecção são vômito, diarreia, dor na região do abdômen, perda de apetite, cansaço, calafrios, quadro febril moderado e mal-estar geral. É importante buscar ajuda médica para evitar complicações da doença que pode se espalhar por outros órgãos e cair na corrente sanguínea.

Publicidade