in

A verdade sobre o caminhão que supostamente ficou pendurado em fios a metros de altura

As imagens que circularam nas redes sociais foram manipuladas, fazendo parecer com que o veiculo esteja preso nos fios.

REPRODUÇÃO/ REDES SOCIAIS

Imagens de um caminhão preso na fiação elétrica a vários metros de altura tem repercutido nas redes sociais e intrigado internautas sobre a veracidade do incidente. Uma apuração feita pelo portal g1 concluiu que a versão das imagens são falsas.  

Publicidade

As duas fotos que mostram a cena passaram por um editor de fotos, em ambas, pontos manchados podem ser notados principalmente no céu, indicando que alguma modificação foi feita. 

Outro fator que aponta para o cenário irreal é que a estrutura da fiação pode não ser forte o suficiente para suportar o caminhão pesado. Um caminhão de pequeno porte vazio pesa de cerca de 1,5 toneladas. Os fios da rede dificilmente suportariam esse peso.

Publicidade

Além disso, na imagem que mostra a traseira do veículo, o caminhão parece ser mantido no lugar por apenas um único fio ou aparenta estar flutuando no ar. Mesmo se fosse verdade, seria necessária uma boa explicação sobre como o caminhão foi parar em cima dos fios elétricos, há metros de altura, algo que perece ser impossível de acontecer.

Publicidade

Imagem verdadeira 

Em uma rápida pesquisa foi encontrada a imagem original, que mostra os fios fixados normalmente nas áreas editadas da versão falsa. Já o guindaste que aparece na imagem está segurando o caminhão suspenso no ar, e não preso sobre a rede elétrica.

Publicidade

As falsas imagens foram manipuladas em 2017 para criar a ilusão de que o veículo estaria preso nos fios. Na época, rapidamente as fotos se espalharam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Recentemente as imagens voltaram a circular, mas são falsas. 

Publicidade