in

Alerta aos pais: vídeo mostra adolescentes cheirando pó de corretivo na sala de aula; ‘brincadeira’ pode gerar danos à saúde

As imagens circularam de maneira viral nas redes sociais e renderam ações educativas aos pais por parte do colégio.

Banda B/Divulgação

Um vídeo que circula de maneira viral pelas redes sociais mostra adolescentes cheirando raspas de corretivo, substância que fica com a aparência de um fino pó branco depois de seco. O conteúdo repercutiu em plataformas como o TikTok e serve de alerta aos pais, haja vista que a brincadeira pode trazer danos severos ao sistema respiratório.

Publicidade

Com a repercussão do caso, um estudante alega que o colega de sala teria sido expulso da escola depois de fazer a chamada “trend do corretivo”, maneira como a brincadeira é mencionada pelos adolescentes. “Tony foi suspenso, porque gravou um TikTok cheirando branquinho”, diz o relato.

A perigosa prática rendeu cartilhas e comunicados aos pais, expondo a situação e os riscos decorrentes da brincadeira. Além de fazer analogia ao consumo de drogas, a atitude atinge o sistema respiratório, podendo desenvolver doenças e comprometer a saúde do adolescente.

Publicidade

Em entrevista concedida ao portal de notícias G1, o médico otorrinolaringologista, Dr. Eduardo Macoto, explica os riscos decorrentes da brincadeira. Segundo ele, as partículas irritam as mucosas do nariz, podendo causar dor e sangramento na região. Além disso, em caso de inalação do pó branco, o recomendado é fazer a imediata limpeza com soro fisiológico.

Publicidade

“Elas também podem provocar doenças, como a exacerbação de quadros de rinite alérgica, episódios de rinossinusite aguda, ou até intoxicação”, completou o médico. Os pais devem ficar atentos diante da situação, alertando os filhos sobre os riscos provenientes da brincadeira.

Publicidade

Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com