in

Quais os riscos que uma pessoa corre ao tomar banho ou nadar após comer?

O que sua avó dizia era verdade! Entenda os riscos que uma pessoa corre ao tomar banho depois de comer.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

A maioria das pessoas já ouviu alguém mais velho dizer que tomar banho depois de comer é perigoso. E por muito tempo esse dito popular foi considerado um mito, mas ao contrário de outras fábulas populares, essa em questão é verdadeira.

Publicidade

Tomar banho após comer é perigoso

Após a realização de uma refeição o corpo se compromete totalmente em realizar a digestão do alimento que foi consumido. Para isso, o sistema nervoso central posiciona um grande fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, para que a função da digestão do alimento e distribuição dos nutrientes aconteça de forma eficaz. 

Quando uma pessoa toma banho logo após a refeição ela acaba gerando uma grande turbulência em seu corpo, isso porque, o ato de tomar banho promove uma mudança de temperatura no corpo humano. Mesmo que o banho seja quente, o sistema nervoso central ativa o sistema autônomo, pois entende que precisa promover a estabilização da temperatura do corpo. 

Publicidade

Espere pelo menos 30 minutos

O resultado disso é que, ao invés de priorizar a digestão dos alimentos, ele prioriza a estabilização da temperatura corporal, ao mesmo tempo que tenta digerir a comida. Esse ato é perigoso, pois pode acontecer choque térmico, dispepsia ou desencadear síncope cardiorrespiratória, que acontece por conta da diminuição da circulação de sangue do cérebro e pode provocar um desmaio súbito.

Publicidade

Para evitar que isso aconteça, após qualquer refeição, evite mudanças bruscas de temperatura e espere pelo menos 30 minutos antes de tomar banho de chuveiro ou piscina. Isso vai garantir que a refeição realizada será digerida de forma correta.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.