in

Pressão alta: 5 doenças consideradas graves que estão relacionadas com a condição

A pressão alta pode estar associada a outras doenças graves abordadas nesse artigo.

Freepik

A pressão alta é um problema de saúde que precisa de um controle rigoroso. Ela acontece quando há um aumento da pressão nas artérias. A condição faz com que o coração necessite de um esforço maior para bombear o sangue que circula pelos vasos sanguíneos. A doença é preocupante, especialmente por estar relacionada a outros problemas de saúde graves, que podem levar o paciente a óbito.

Publicidade

É importante que a pessoa que sofre de hipertensão mantenha um controle rigoroso e acompanhamento médico regular. Além disso, é imprescindível ter um controle com a alimentação evitando alimentos ricos em sódio, pois o excesso pode elevar a pressão sanguínea.

Conheça abaixo doenças algumas doenças graves relacionadas à pressão alta.

Publicidade

Ataque cardíaco ou infarto

O problema acontece quando uma ou mais artérias responsáveis pela irrigação sanguínea do coração ficam bloqueadas. Isso faz com que o órgão não receba a quantidade de oxigênio e sangue necessários fazendo com que as células afetadas morram.

Publicidade

AVC – Acidente Vascular Cerebral

A condição é resultante da lesão das células do cérebro que deixam de funcionar ou morrem por falta de oxigenação e nutrientes. Isso pode ocorrer devido ao bloqueio do fluxo sanguíneo ou pelo rompimento de uma artéria.

Publicidade

Insuficiência cardíaca

O problema surge pela falta de condição clinica do coração que acaba perdendo a capacidade de fazer o bombeamento sanguíneo da forma correta.

Insuficiência renal

É outra complicação que pode surgir devido à pressão alta. A condição é provocada pela redução progressiva da função realizada pelos rins no organismo.

Arritmia e alterações do ritmo do coração

As alterações do ritmo cardíaco aparecem quando os impulsos elétricos do coração responsáveis por coordenar os batimentos do órgão não são emitidos da maneira adequada. Isso faz com que o coração bata rápido demais, condição chamada de taquicardia, muito devagar, conhecido como bradicardia ou ritmo irregular.

Vale ressaltar a importância de manter hábitos saudáveis para uma boa saúde. Para isso, é necessário ingerir uma dieta equilibrada, prática de atividade física e ter um sono tranquilo.

Publicidade