in

Se você tem o hábito de estalar o pescoço precisa parar com urgência; hábito comum pode levar a grave doença

Conheça os riscos desse hábito que muitas pessoas possuem e chegam a fazer diariamente.

Reprodução Guiadasemana

Você tem o hábito de estalar o pescoço? Se faz isso com frequência é melhor tentar rever essa mania. Apesar de a maioria desses estalos ser algo inofensivo, é necessário ter cuidado quando se torna algo persistente. Os sons produzidos quando se vira o pescoço para estalar pode acabar se tornando um gatilho para uma condição grave.

Publicidade

Muitas pessoas não sabem, mas estalar o pescoço pode culminar em um AVC – Acidente Vascular Cerebral. Os estalos são frequentes no tratamento osteopático, recomendado para ajudar no alívio do espasmo muscular e também alongamento muscular. Contudo, é preciso ser realizado por um profissional da área que tenha as devidas credenciais.

A médica, Monika Wassermann, faz um importante alerta sobre esse tipo de mania que muitas pessoas possuem. Estalar o pescoço da maneira errada, especialmente se a pessoa aplica muita pressão no movimento pode causar um AVC. Qual a explicação para isso? De acordo com a especialista, pode acabar se formando coágulos sanguíneos.

Publicidade

O acidente vascular cerebral, conhecido popularmente também como derrame, é o resultado de lesões das células do cérebro. Elas acabam morrendo ou deixando de funcionar de maneira normal. Isso ocorre devido à ausência de nutrientes e oxigênio após o bloqueio do fluxo sanguíneo chamado acidente vascular cerebral isquêmico. Também pode acontecer devido ao rompimento de uma artéria, sendo nesse caso chamado AVC hemorrágico.

Publicidade

Quais são os sinais de alerta que indicam que uma pessoa pode estar sofrendo um AVC – acidente vascular cerebral? Os indícios comuns da doença são desvio do rosto, falta de força em um dos lados do corpo, podendo ser perna ou braço e fala enrolada. Fique atento e caso o indivíduo apresente alguns dos sintomas é importante buscar ajuda médica com urgência.

Publicidade
Publicidade