in

Jovem de 25 anos perde parte do cérebro por causa da sinusite: quais os sintomas e riscos da doença

Uma jovem precisou retirar parte do cérebro por causa de complicações com sinusite.

Reprodução Extra/Abril/Montagem

Muitas pessoas não sabem, mas a sinusite pode se tornar um quadro grave de saúde com sérias consequências. Uma mulher passou por isso e falou sobre a situação que acabou resultando na perda de parte do seu crânio.

Publicidade

A jovem de 25 anos, Natasha Gunther, disse que os médicos prescreveram antibióticos no começo da infecção. Ela contou que pensou que estaria curada fazendo o tratamento, porém os sintomas pioraram sendo necessário buscar ajuda no hospital. Foi quando teve que passar por um procedimento cirúrgico de emergência para remover metade do crânio. A instrutora de artes marciais relatou seu drama nas redes sociais para poder alertar as pessoas.

A jovem que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, contou no TikTok a sua história deixando claro o quanto a sinusite pode se tornar algo grave. Afinal de contas, muitas pessoas sofrem com o problema e não dão conta de que um quadro que muitas vezes aparenta ser simples pode se tornar um grande problema.

Publicidade

“Tudo começou porque eu tive muitas sinusites no ano passado. Eu tive cinco ou seis delas. Eu continuei indo ao meu médico, que prescreveu antibióticos para uma infecção sinusal normal. Mas fiquei tão mal a ponto de vomitar muito e ter enxaquecas horríveis”, desabafou. Quando fez uma tomografia a jovem sofreu um choque ao se deparar com a situação.

Publicidade

Os médicos detectaram que Natasha estava com uma grande quantidade de bactérias provocada pelas infecções sinusais. A condição fez com que a massa cerebral da paciente se movesse 9 milímetros, sendo necessário a remoção de parte do crânio.

Publicidade

Sintomas da sinusite

Os principais sintomas da doença são: nariz congestionado, sensação intensa de pressão na região da bochecha, nariz, ao redor dos olhos. Além disso, a pessoa pode apresentar dor de cabeça, febre e cansaço. Em um quadro de sinusite bacteriana, os sintomas pioram e o paciente apresenta secreção do nariz amarelada, tosse e pigarro, pois acaba afetando a garganta.

Riscos da doença

Caso a enfermidade não seja tratada de forma correta o paciente pode ter complicações graves como a da jovem que precisou retirar parte do crânio. A infecção pode acometer o pulmão, olhos e cérebro. Podendo causar cegueira e até mesmo levar a pessoa a óbito.

Publicidade