in

Asfasia: sintomas, prevenção e tratamento da doença que tirou Bruce Willis do cinema e o aposentou

Ator Bruce Willis afastou-se de vez das telas do cinema depois de ser diagnosticado com asfasia.

Reprodução/IG/Fonoaudiologia BH

A família do ator Bruce Willis, de 67 anos, anunciou a sua aposentadoria após ele ser diagnosticado com asfasia, doença que afeta a linguagem e a comunicação. A patologia afeta a capacidade de falar, se expressar verbalmente, compreender a linguagem verbal, escrita e até a escrever.

Publicidade

O Dr. Rodrigo Meirelles Massaud, que é neurologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em entrevista à Quem, disse que a asfasia normalmente acontece após lesões cerebrais, principalmente na região frontal do lado esquerdo e temporais à direita.

Sintomas de asfasia, doença de Bruce Willis

Os principais sintomas percebidos pelo paciente, familiares ou pessoas próximas se dá quando a pessoa começa a falar frase curta e incompleta, frases sem sentido, troca de palavras, trocas de fonemas, falas incompreensíveis e até a escrita de frases que não tem nenhum sentido.

Publicidade

Tratamento de asfasia

Assim que a doença for diagnosticada, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. A causa pode vir acompanhada de um AVC, que precisa ser tratado para que o paciente evolua com o mínimo possível de sequelas.

Publicidade

O tratamento vem com programas de reabilitação de linguagem, como fonoterapia. No procedimento os pacientes são envolvidos na prática de habilidades linguísticas, suprindo as deficiências com outros tipos de comunicação. A família do paciente pode participar das terapias para ajudá-lo a se recuperar mais rápido.

Publicidade

Prevenção da asfasia

Não existe um tipo de prevenção para a patologia em si, mas evita outras doenças de base que a provocam, como o AVC. O paciente deve sempre manter uma alimentação balanceada, com controle da pressão arterial, diabetes, colesterol, fazer exercícios físicos e não fumar.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .