in

Você pode perder peso enquanto dorme; especialistas explicam o poder do sono regulado

Dormir mal contribui para o aumento de peso, sendo possível emagrecer com um sono regulado.

UOL/Ketut Subiyanto/Pexels/iStock

Pesquisas apontam que as pessoas estão dormindo bem menos do que há 50 anos. Essa impressão de estar dormindo cada vez menos é real e, coletivamente, todo mundo está reduzindo sem perceber o seu tempo de sono. Estudos estimam que as pessoas diminuíram quase duas horas do tempo de sono.

Publicidade

Esse fato é preocupante, uma vez que uma pessoa que dorme menos do que sete horas por noite tende a ter um risco maior para desenvolver doenças do coração, além da diabetes. Quem dorme mal ainda pode ter oito vezes mais chances de ganhar peso. Essa pode ser uma boa notícia para quem quer perder uns quilinhos, pois você pode perder peso apenas dormindo.

Dormir mal pode desequilibrar o ritmo circadiano e interferir na produção hormonal. Mesmo que o ser humano tenha capacidade de se adaptar a variação de sono, esse desequilíbrio pode causar grandes danos ao corpo.

Publicidade

Riscos de ter pouco sono

Quem dorme pouco tem mais chances de desenvolver a diabetes, aumenta o hormônio do estresse, reduz cada vez mais o hormônio do sono e aumenta os níveis de grelina, que é o hormônio da fome, reduzindo os níveis de leptina, que é o hormônio da saciedade. Sendo assim, a pessoa sente mais fome e menos saciada a cada refeição.

Publicidade

Sono regulado ajuda a emagrecer

O sono proporciona diversos benefícios para a saúde humana: auxilia no controle do peso; aumento da imunidade; melhora do humor; redução do risco de diabetes; melhora a criatividade, a produtividade, a concentração e, por fim, a memória.

Publicidade

Dormir bem e descansar da forma adequada pode ser uma excelente maneira de presentear seu corpo e sua mente, sendo assim, proporciona um melhor desempenho a cada dia, ajudando a prevenir doenças.

Referências:

1. Jones KE, Johnson RK, Harvey-Berino JR. Is losing sleep making us obese? Nutrition Bulletin. 2008; 33:272-278.

2. Calhoun DA, Harding SM. Sleep and Hypertension External. Chest. 2010; 138(2):434-443.

3. Chapman CD, Nilsson EK, Cedernaes J et al. Acute sleep deprivation increases food purchasing in men. Obesity (Silver Spring). 2013;21(12):E555-560.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .