in

Sinal Wi-Fi: 9 estratégias infalíveis para melhorar

Você se sente frustrado com a conexão wifi da sua internet? Confira nossas sugestões para melhorar seu sinal, e ter uma conexão mais confiável.

Imagem: Pexels

Hoje, é quase impossível encontrar uma casa ou escritório que não forneça conectividade com a Internet via Wi-Fi.

Publicidade

Mas, muitos são afetados por conexões ruins e não conseguem se conectar com frequência, mesmo que você tenha a melhor internet e o melhor roteador do mercado, sua internet ainda pode ser lenta. Isso ocorre devido a algumas causas que podem fazer com que sua rede não funcione com eficiência e, em seguida, fique lenta ou até mesmo falhando continuamente.

Para resolver esse problema, forneceremos algumas sugestões para aumentar o sinal wifi e usar melhor a sua Internet.

Publicidade

Dicas para melhorar a intensidade do sinal do wifi

Essas diretrizes podem ajudá-lo mesmo se você tiver uma conexão de banda larga incrível, como uma de alta velocidade, por exemplo, pois você deve saber se tudo está funcionando bem em sua configuração interna em sua casa.

Publicidade

Algumas das informações podem parecer simples, mas podem realmente ser extremamente úteis.

Publicidade

A localização do roteador influencia bastante

É importante escolher em qual área da sua casa o roteador será colocado. É melhor escolher uma área localizada no meio da casa, para que fique em um local extremamente central e que o sinal seja recebido no mesmo nível em todos os lugares.

Outra coisa a ter em mente é não colocar estantes ou outros aparelhos como televisão e telefones sem fio em cima para evitar interferências. Os aparelhos de radiofrequência, bem como itens semelhantes a eles, podem interferir no fluxo do tráfego, assim como os walkie-talkies.

Reinicie o roteador regularmente

No Brasil, alguns provedores de internet normalmente realizam manutenção sem aviso prévio e os dispositivos podem ser bloqueados.

Além disso, a operação contínua do roteador pode causar superaquecimento do dispositivo, o que pode comprometer sua conexão e, assim, reduzir a vida útil do dispositivo.

Com isso em mente, é fundamental fazer planos de “reboots” para que esses problemas possam ser evitados. A reinicialização pode ser fascinante, pois muitas informações podem ser armazenadas pelo seu roteador. Isso pode causar falhas nas conexões, chamadas de bugs.

Interferências externas podem afetar a conexão

Um tema pouco discutido são as interferências no sinal wifi. O problema pode não ser a qualidade do roteador ou a conexão, eles podem estar sofrendo interferência externa.

É por isso que é crucial manter qualquer objeto que possa criar interferência de sinal, como espelhos ou telefones sem fio, fora do alcance do roteador. Assim, você pode desfrutar de uma qualidade de transmissão maior e mais confiável.

Lembre-se: o problema pode nem sempre estar no seu roteador, mas sim no seu computador ou notebook e requer métodos específicos.

Se, apesar das sugestões acima, você não observar nenhuma melhora e o sinal não mudar, pode ser porque a causa é diferente. Pode ser que seu sinal esteja sofrendo interferência, principalmente quando sua casa é uma residência com muitos cômodos, paredes muito grossas ou com vários andares.

Quanto mais antiga a casa, maior a probabilidade de isso acontecer.

Um repetidor WiFi pode ser uma ótima opção

O dispositivo, também conhecido como amplificador wifi, pode melhorar e aumentar o sinal para garantir que ele alcance áreas mais distantes do que sua casa.

Os aparelhos que funcionam como tal podem ser encontrados nas marcas tp link, intelbras e muitas outras.

Verifique se seus dispositivos estão atualizados

Garantir que seus dispositivos estejam sempre atualizados pode garantir maior velocidade para sua internet.

O dispositivo roteador que oferece WiFi está em constante mudança e, portanto, possui novos arquivos de atualização para melhorar a eficiência de sua operação. Portanto, é essencial garantir que seu roteador esteja atualizado.

Certifique-se de conhecer o padrão de rede

Existem quatro padrões para transmissão de dados em redes sem fio, sendo o padrão N o mais eficiente com capacidade de transferir e receber dados de até 600 Mbps.

Para obter uma velocidade de conexão aprimorada, seu roteador deve suportar o padrão N. Além disso, seu notebook, telefone ou computador deve ter um dispositivo de rede compatível com N.

Preste atenção nos vizinhos

Se você não cuidar disso e abrir a rede, é bastante comum que o sinal seja roubado por vizinhos e possa prejudicar seriamente sua conexão, bem como a velocidade da sua internet.

O passo inicial é não permitir que sua conexão Wi-Fi seja aberta. E não colocar uma senha fácil de lembrar, como por exemplo, 12345678. Ou data de aniversário. Além disso, periodicamente é essencial alterá-la.

Um segundo ponto importante é não dar um nome involuntariamente claro à sua rede, por exemplo, “Rede de (seu nome)” ou “Número da casa (número de sua casa ou apartamento)”.

Sua conexão com a internet não chamará a atenção dos vizinhos, e também de qualquer vizinho que queira “pegar carona” em sua conexão com a internet.

Atenção com Bluetooth

Não é uma coisa cotidiana, no entanto, o Bluetooth pode interferir nos sinais através da sua rede, especificamente quando é um protocolo antigo. É por isso que é recomendado desligar o Bluetooth caso os sinais de Wi-Fi sejam fracos ou instáveis.

Já que são nossos queridos leitores e leitoras, esperamos que tenham se divertido com as informações e consigam melhorar sua conexão WiFi ok?

Sugestões de outros artigos podem ser postadas nos comentários!

Publicidade