in

Infarto e arritmia em adolescentes; sintomas e prevenção da patologia que tirou a vida da miss de 17 anos

Óbito de jovem de 17 anos por infarto acende alerta de pais e responsáveis sobre a patologia em adolescentes.

Reprodução/Instagram/Cardio DF

O falecimento de Ingrid Silva Távora, de 17 anos, tem causado espanto. A família informou para a secretaria de educação que a adolescente perdeu a vida após sofrer um infarto, caso raro em pessoas dessa faixa etária. O cardiologista membro do Sobrac, Sérgio Rassi, tirou algumas dúvidas sobre situações fora do comum que envolvem jovens em problemas do coração.

Publicidade

Ele apontou ser comum que infarto seja confundido com uma arritmia cardíaca, podendo ter várias causas, porém, a maioria delas são de predisposições genéticas. “Infarto em adolescentes é extremamente raro, a menos que haja alguma anomalia congênita”, disse. O médico informou que arritmia cardíaca é mais comum.

Sintomas de infarto e arritmia

Os sintomas do infarto são: dor intensa no peito que vem acompanhada de palidez, náuseas e sudorese fria. Já a arritmia cardíaca tem sintomas um pouco diferentes: coração disparado de forma repentina, tontura, escurecimento visual e até desmaios.

Publicidade

O médico desmistificou as fakes news que correm na internet de que a vacina contra a Covid-19 causa infarto ou arritmia cardíaca. Rassi disse que situações de estresse, com descarga de adrenalina, causam gatilhos para arritmia, mas em pessoas que já tenham predisposição para tal.

Publicidade

Prevenção para infarto e arritmia cardíaca

É importante ressaltar que não existe idade para que um infarto possa ocorrer. Jovens que tenham múltiplos fatores de risco para doenças do coração e histórico familiar do problema, devem procurar um médico para exames preliminares.

Publicidade

Além de um acompanhamento, o jovem pode prevenir um infarto da seguinte forma: controlar a diabetes, hipertensão e colesterol; evitar exagero de bebida alcoólica e estresse; manter uma dieta equilibrada e um peso ideal para o corpo; não fumar e praticar atividades físicas regulares.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .