in

Asteroide que se aproximará da Terra passará tão perto que deve provocar chuva de pedras

Asteroide nomeado como Apophis atingirá ponto bem próximo da Terra que poderá provocar chuva de partículas.

iStock / Shutterstock

Um asteroide passará bem próximo da Terra, de acordo com estudos da Universidade Carlos III de Madrid realizado em parceria com a Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho Paulista. Segundo análises, o corpo celeste com 370 metros de diâmetros passará em uma distância da Terra, considerada bem curta dada às devidas proporções.

Publicidade

Essa aproximação do Apophis acontecerá no dia 13 de abril de 2029. Em tal pesquisa, os estudiosos analisaram quais os efeitos dessa aproximação, como isso afetará a trajetória inicial do asteroide, seu ângulo de inclinação, entre outros pontos.

Segundo Gabriel Borderes-Motta, que é pesquisador do UC3M, “a colisão não é a única possibilidade em eventos de aproximação como esse”. O cientista disse isso em um depoimento para uma agência de notícias americana.

Publicidade

Ainda de acordo com ele, a gravidade da Terra pode causar modificações no corpo celeste. “A interação gravitacional entre um planeta e um corpo como o Apophis pode alterar a forma do corpo, quebrar o corpo em pedaços, desintegrar possíveis pedras soltas na superfície do asteroide, ou até mesmo remover outros corpos que orbitam o asteroide “, disse o estudioso brasileiro do UC3M.

Publicidade

Simulações para identificar colisão com asteroide

Essa pesquisa que aponta a chuva de partículas, que são pedaços de pedras do asteroide, só foi possível com a simulação numérica para tentar prever como essas pequenas partículas orbitam o corpo celeste e as situações que influenciam o comportamento dele.

Publicidade

Ainda de acordo com a pesquisa, quando um asteroide é menos denso e tem a sua gravidade mais fraca, é possível que suas partículas sejam arrancadas da superfície. A pesquisa aponta que cerca de 90% das pedras soltas seriam removidas da superfície da Terra.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .