in

Hemorragia cerebral: sintomas, causa, diagnóstico, tratamento e como evitar a problema que acometeu Sthe Matos

A influenciadora digital baiana foi hospitalizada e teve o diagnóstico da doença confirmada.

Reprodução Contigo/Pordentrodoassunto/Montagem

A influenciadora baiana Sthe Matos foi internada na UTI após ser diagnosticada com hemorragia cerebral. A famosa sentiu uma forte dor de cabeça e procurou atendimento médico. Depois de ter sido submetida a uma tomografia, os médicos constataram a condição na jovem.

Publicidade

A hemorragia cerebral ocorre quando há um sangramento ao redor ou no cérebro, devido ao rompimento de um vaso ou artéria. É um acontecimento considerado grave e pode causar sérios problemas. Por isso, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível para que o tratamento possa ser iniciado.

Principais sintomas hemorragia cerebral

Tudo vai depender do grau de comprometimento da condição. No entanto, os sintomas geralmente são: dormência ou formigamento em alguma região do corpo, dor de cabeça intensa e repentina, perda de equilíbrio, vômito, tremor nas mãos, sensação de fraqueza generalizada, redução no ritmo cardíaco e alterações na visão. Em situações mais graves, a pessoa pode apresentar crise epiléptica ou perda de consciência.

Publicidade

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como tomografia, angiografia ou ressonância magnética. A hemorragia no cérebro pode ser classificada conforme a região do órgão afetada. Uma das principais causas do problema é o trauma de crânio devido a alguma pancada forte.

Publicidade

Contudo, algumas condições favorecem o surgimento do problema. Como, por exemplo, consumo em excesso de álcool, pressão arterial descontrolada, angiopatia amiloide, uso de anticoagulantes, tumores cerebrais e doenças do sangue.

Publicidade

Outro fator que pode levar a hemorragia no cérebro é o aneurisma cerebral, que é uma dilatação em um vaso sanguíneo no órgão. A dilatação faz as paredes dos vasos ficarem finas e frágeis. Desta maneira pode acontecer o rompimento a qualquer momento.

Qual o tratamento para hemorragia cerebral?

O tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível. Em alguns casos é necessária a cirurgia para retirada do acúmulo de sangue no crânio. No entanto, dependendo da situação o médico pode indicar o uso de medicação. Infelizmente, alguns pacientes podem apresentar sequelas, porém vai depender de cada caso.

A melhor maneira de tentar evitar esse tipo de problema é ter um estilo de vida saudável. Uma dieta balanceada e prática de atividade física regular são importantes para uma boa saúde.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.