in

Câncer no esôfago: 8 sintomas da doença que jamais devem ser ignorados

É importante estar atento para receber o diagnóstico do problema o mais rápido possível.

vitallogy/rsaude/Montagem

O câncer de esôfago é uma doença grave que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e gênero no mundo inteiro. Essa condição pode apresentar uma série de sintomas que devem ser observados por quem a possui para dar início aos devidos procedimentos o mais rápido possível a fim de evitar um diagnóstico tardio.

Publicidade

Infelizmente, na maioria dos casos, os sintomas só aparecem quando o câncer já se encontra em nível avançado, o que pode diminuir as chances de sobrevivência do paciente. É raro detectar a doença em fase inicial em quem não apresente os sinais.

Para facilitar a descoberta do câncer, abaixo estão alguns dos sintomas mais frequentes em um paciente que esteja acometido pela condição:

Publicidade
  • Dificuldade para engolir
  • Dor no peito
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Rouquidão
  • Tosse prolongada
  • Vômitos
  • Hemorragia
  • Dor nos ossos

É importante ressaltar que se uma pessoa apresentar um ou mais dos sintomas citados acima, não significa obrigatoriamente que ela esteja acometida pelo câncer de esôfago. Entretanto, é de extrema importância procurar um médico para descobrir o que tem provocado tais desconfortos. Os sinais mencionados ainda podem significar outros tipos de problemas de saúde.

Publicidade

Para evitar descobrir a doença tardiamente e em nível avançado, o mais recomendado é fazer checkups com frequência. Esses exames ajudam no diagnóstico precoce não apenas do câncer, mas também de outros problemas de saúde que necessitem de tratamento urgente. 

Publicidade

Ainda é importante lembrar que tabagismo e refluxo ácido mal controlado são fatores de risco significativos para câncer de esôfago.

Publicidade

Escrito por Aurilane Alves

Escrevo sobre os assuntos mais bombados do momento, famosos, curiosidades, notícias em geral.