in

Covid-19, gripe ou alergia: conheça os sintomas e como diferenciar as condições respiratórias nos pequenos

As três enfermidades costumam ter sintomas semelhantes nas crianças e os pais precisam ficar alertas.

Foto: Thinkstock

As enfermidades que acometem o trato respiratório apresentam sinais muito parecidos. Por causa da pandemia do coronavírus, os pais tem uma preocupação maior com os pequenos quando começam a ter sintomas como tosse, nariz escorrendo e falta de apetite. No entanto, esses sintomas também podem estar relacionados a Covid-19, crise alérgica e gripe.

Publicidade

Vale frisar que para ter o diagnóstico correto é necessário que o paciente seja submetido a exames laboratoriais. As especialistas Ana Loch, infectologista, e a Doutora Maura Neves, otorrinopediatra, falaram sobre os sintomas considerados mais comuns de cada uma das doenças e como proceder em cada situação.

Gripe

Os sintomas da gripe são falta de apetite, coriza, calafrios, febre alta, cansaço e tosse. No geral, a pessoa fica entre 5 e 7 das contínuos com os sintomas, sendo que eles são mais intensos nos primeiros dias e com o passar do tempo vão se amenizando. O ideal é fazer uso de descongestionantes nasais e antitérmicos, pois eles ajudam a aliviar o desconforto causado pelo quadro. Contudo, vale ressaltar a importância da prescrição de medicamentos ser feita pelo profissional da área.

Publicidade

Como a pandemia continua vigente é extremamente importante buscar ajuda de um pediatra e ficar em isolamento até que saiu o resultado revelando se é influenza ou Covid-19

Publicidade

Alergia

Os sintomas da crise alérgica englobam espirros, coriza, coceira no nariz e olhos. O quadro alérgico dificilmente vem acompanhado de febre. A situação pode estar associada com fatores ambientais, como mudanças de temperatura e poeira. O paciente pode ser acometido com os sintomas cerca de três dias, durante o outono e inverno. Uma dica para melhorar a condição é deixar o ambiente ventilando. Realizar lavagem no nariz com soro fisiológico auxilia no alívio do quadro.

Publicidade

Dependendo da situação é importante buscar ajuda de um pediatra que vai avaliar a necessidade do uso de medicamentos antialérgicos.

Covid-19

Além do paciente apresentar sintomas gripais, também pode apresentar perda de paladar, olfato, diarreia, náusea e vômito. O quadro costuma durar em torno de 5 a 10 dias contínuos, porém vale ressaltar que nem sempre com todos os sintomas ao mesmo tempo. O melhor a fazer é o isolamento até que o teste de Covid fique pronto. Se houver dificuldade respiratória, chiado no peito e febre prolongada buscar ajuda médica imediatamente.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.