in

Alergias: como identificar se posso ser alérgico a algum alimento ou medicamento

Saiba como descobrir, observando os sintomas, se você pode ter alergia a alguma coisa.

Uol

Alergias são reações que acontecem no corpo humano, quando ele é exposto a alguma substância que causa irritabilidade. Nem todas as pessoas enfrentam esse problema, porém, muitos sentem reações em seu corpo ao consumirem medicamentos ou alimentos e ainda não descobriram que possuem intolerância a esses compostos.

Publicidade

Como identificar uma alergia

Para identificar uma alergia basta observar. Quando um paciente possui alergia a algum alimento ou remédio, geralmente, os primeiros sintomas que aparecem são dificuldades na respiração, chiado ao respirar, bloqueio das vias respiratórias e formigamento na boca, principalmente próximo à entrada da garganta. Em casos mais severos pode acontecer o fechamento total da respiração.

Então, se você sente que, quando ingere um alimento ou medicação, sente alguns deses sintomas, é essencial que procure ajuda médica para que seja investigado o seu caso. As alergias podem se desenvolver e levar a consequências graves se não foram tratadas.

Publicidade

Quando a alergia for diagnosticada, é importante fazer um tratamento de controle de sintomas e sempre carregar um antialérgico. Mas, se uma reação alérgica começar em você, na falta desse medicamento, procure sempre ajuda.

Publicidade

Uma reação alérgica pode levar a óbito

A alergia, quando não identificada e tratada, pode levar uma pessoa a morte. O principal sintoma que uma pessoa alérgica esboça ao se deparar com o fator que causa alergia é relacionado a respiração. Um caso grave de intolerância a um alimento ou medicamento pode travar totalmente a respiração do paciente.

Publicidade

Existem diversas possibilidades de reação alérgica, mas as principais fontes de alergia podem ser medicamentos, como dipirona e paracetamol; e alimentos como abacaxi, castanhas, amendoins, chocolates e frutos do mar em geral.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.