in

Homem é diagnosticado com língua preta e peluda; doença pode estar associada a consumo excessivo de chá e café

O caso causou surpresa aos médicos, que coletaram amostras para identificarem as possíveis causas da doença.

JORNAL EXTRA | UOL |REPRODUÇÃO

Um caso raro ocorreu com um homem de 50 anos na Índia. De acordo com o Jornal Extra, o paciente procurou o hospital após apresentar uma coloração escura na língua associada à presença de pêlos. O caso foi diagnosticado pelos médicos como “língua preta peluda”. As partes próximas à linha média e a parte de trás da língua do homem estavam comprometidos.

Publicidade

O caso foi publicado pela revista científica “JAMA Dermatology”, da Associação Médica Americana. Ao receberem o paciente, os médicos coletaram amostras de saliva e muco para identificar se o aspecto da língua poderia estar associado a fungos ou bactérias, mas a hipótese foi descartada.

O homem teria sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral), meses antes do aparecimento dos sintomas. Seus cuidadores teriam observado a mudança de coloração em sua língua, e o orientaram a procurar auxílio médico. O homem estava se alimentando de forma líquida e pastosa devido ao AVC.

Publicidade

Examinado, o paciente também não apresentava estado febril e estava consciente. Por fim, os médicos confirmaram o diagnóstico de uma doença conhecida como lingua villosa nigra. Os médicos teriam orientado o paciente acerca de práticas simples de higiene bucal e os sintomas desapareceram em menos de um mês.

Publicidade

Possíveis causas

De acordo com a revista científica, práticas alimentares e de higiene podem estar diretamente relacionadas ao surgimento da doença. Consumo excessivo de café, chá, bebida alcoólica, cigarro e alguns medicamentos são apontados como causadores da língua preta peluda.

Publicidade
Publicidade