in

Estes 13 sinais indicam que você está vivendo um relacionamento abusivo; já sofreu algum deles?

Muitas pessoas estão em relacionamentos sem ao menos saber ou entender o abuso que sofrem.

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Você consegue identificar um relacionamento abusivo? Saiba que estar em um relacionamento abusivo não quer dizer, necessariamente, apanhar. A violência financeira, psicológica e seuxal são outras formas mais sutis que a agressão física, por isso é tão difícil identificar. Muitas pessoas estão em relacionamentos sem ao menos saber ou entender o abuso que sofrem.

Publicidade

Abaixo, 13 sinais de uma relação abusiva. Se perceber que um desses sinais fazem parte do seu relacionamento, não se cale e peça ajuda. O 180, Central de Atendimento à Mulher, funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

‘Você está errada’, quebrar objetos e manipulação

A outra pessoa faz você acreditar que está sempre errada. Além disso, faz você sentir-se culpada pela agressividade dela. Ele pode não a agredir fisicamente, mas desconta a raiva destruindo objetos que estão no entorno. A manipulação ocorre quando a pessoa convence você de que a culpa é sempre sua.

Publicidade

Ameaça sentimental, sem escolhas e isolamento

A pessoa sempre diz que somente ela, e ninguém mais, vai querer ou amar você. Seu parceiro se acha no direito de controlar suas escolhas. Na maioria das vezes, escolhe por você, mas a faz acreditar que a escolha foi sua. A pessoa abusadora não gosta que você faça novas amizades nem que comente sobre a sua relação com outras pessoas.

Publicidade

Pra não contrariar

Você constantemente faz coisas contra a sua vontade para não ver a outra pessoa nervosa e não ter problema com ela.

Publicidade

Ciúme excessivo, defeitos à mostra e humilhação

Quem tem atitude abusiva dentro de um relacionamento sente muito ciúme e é possessivo em excesso. Para apontar suas falhas, a pessoa não pensa duas vezes. Já suas qualidades, é difícil perceber: elogios são raros. A pessoa expõe seus erros ou defeitos em público.

Promessas, te coloca pra baixo e faz jogos emocionais

Após fazer algo que deixou você triste, ele promete que mudará, que nunca mais fará aquilo, mas não muda. Normalmente a pessoa tenta diminuir suas conquistas, como se elas não fossem relevantes, e busca acabar com sua esperança de dias melhores. A pessoa usa frases como “Eu me descontrolo porque eu te amo”. 

Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.