in

Negócios Digitais: Conhecimento é Fundamental para ter Sucesso

Como o conhecimento em negócios digitais pode ser o seu sucesso em 2022

Imagem: Freepik.com

Desde que a pandemia foi anunciada no mundo, muitos brasileiros decidiram apostar em negócios digitais para melhorar a renda, ou até mesmo, para fazer valer o tempo extra que estavam passando em casa.

Publicidade

Conforme os meses foram passando, muitos desses empreendedores perceberam como o mercado digital difere que parece.

Embora tudo possa parecer muito simples, fácil e lucrativo, a verdade é que, hoje, a concorrência entre os negócios digitais é equivalente à que existe no mercado físico e tradicional, e a tendência é que o nível continue subindo, exigindo cada vez mais estudos, pesquisas, aprofundamentos, habilidades emocionais e estruturas sólidas, tanto no quesito administrativo e comercial, quanto nas questões técnicas e operacionais.

Publicidade

Muita gente que investiu em um site, por exemplo, foi descobrindo aos poucos que não é tão fácil fazer com que ele apareça nas buscas do Google e que, sem isso, fica difícil fazer vendas, lucrar com publicidade ou, ainda, fazer com que valha a pena qualquer tipo de esforço relativo ao design ou ao estoque.

Publicidade

Além disso, bastam alguns posts nas mídias sociais para que os novos empreendedores digitais descubram que, sem investir (valores consideráveis) em mídia paga, é difícil fazer com que as vendas deslanchem e façam o negócio se tornar lucrativo.

Publicidade

Para piorar o cenário, a forma que muitas empresas de marketing e desenvolvimento de sites utilizam para se comunicar e oferecer a criação de lojas, por exemplo, faz parecer que basta criar um e-commerce, cadastrar os produtos e, em um passe de mágica, tudo começará a funcionar, gerando um salário interessante, sem grandes sacrifícios por parte do empreendedor.

A verdade é que as coisas são mais complexas.

É preciso escolher muito bem a plataforma em que a loja será desenvolvida.

Algumas são leves e fáceis de gerenciar. Outras são complexas e robustas.

As mais leves costumam oferecer menos funcionalidades, e não suportam um crescimento muito acelerado no número de vendas ou cadastros, por exemplo.

As mais robustas custam mais caro, são mais pesadas e exigem uma hospedagem mais eficiente, como um servidor VPS, mas permitem que a loja cresça exponencialmente, sem que seja necessário realizar uma migração complexa quando o negócio avançar em resultados.

Abaixo, algumas explicações básicas sobre essa questão dos servidores:

Hospedagem Compartilhada: A mais econômica de todas (mas, também, a mais lenta e mais insegura).

É uma boa opção para blogs e sites estáticos, mas não é aconselhável para quem quer fazer negócios na internet.

Tudo que envolve cadastros, vendas e transações, precisa ser feito em um ambiente seguro e com garantias para os usuários.

Hospedagem VPS: considerado um dos melhores custos benefícios para quem está empreendendo na internet, trata-se de um servidor virtual que funciona dentro de uma máquina física (servidor). Clique aqui para saber mais.

Mesmo estando dentro de uma só máquina, cada servidor virtual fica separado e protegido.

Fazendo um comparativo, um servidor VPS dentro de um servidor físico é equivalente a um apartamento, que está no mesmo prédio, mas mantém a privacidade e a segurança dos moradores.

Hospedagem Dedicada: Uma opção sofisticada e avançada para quem quer ter um site reservado e personalizado como uma casa.

Sem divisão de espaço com nenhum outro morador (usuário), a hospedagem dedicada é totalmente particular e pode ser muito mais segura do que qualquer uma das outras opções citadas.

Esse “pode ser” não é uma certeza absoluta, justamente porque, assim como uma casa pode ficar com a porta aberta e dar margem para invasões, a configuração de um servidor dedicado também pode ser feita de forma insegura e deixar brechas para invasores.

Contratar uma empresa responsável para fazer as configurações é equivalente a contratar um pedreiro de confiança para fazer uma moradia.

Erros, em ambos os casos, podem significar prejuízos avassaladores.

Mais complexo do que parece, mas melhor do que se pode imaginar!

Como se pode notar, empreender no mercado digital é muito mais complexo do que pode parecer, mas vale dizer que as recompensas podem ser muito valiosas para quem é perseverante na busca pelo aprendizado.

Quando o assunto são negócios digitais, não se pode perder tempo, e é preciso aprender todos os dias, aplicar, a todo tempo, técnicas aprendidas, questionar clientes e parceiros sobre suas opiniões e insights e, se possível, contar com a ajuda de especialistas, visto que eles podem criar atalhos muito interessantes para o crescimento do empreendimento, afinal, quem está no mercado já conhece os principais erros cometidos por quem está iniciando, e pode evitar que o novo empreendedor acabe caindo nas armadilhas mais comuns do seu segmento.

Tomando certas precauções e buscando conhecimento para atuar digitalmente (seja investindo em aprendizado para si mesmo ou contando com pessoas que já possuam esse “know-how”), é perfeitamente possível mudar a vida, para melhor, trabalhando, por conta própria, na internet.

Redação: Bruna Bozano.

Publicidade