in

Veganos e vegetarianos: 5 alimentos ricos em proteínas que podem substituir produtos de origem animal

Altamente ricos em proteínas, os ingredientes podem facilmente substituir alimentos de origem animal.

Portal R7 Saúde

Não recorrer aos alimentos de origem animal para suprir as necessidades de proteínas é um dos grandes dilemas daqueles que optam por seguir uma vida à base de uma dieta vegetariana ou até mesmo vegana.

Publicidade

Muitos daqueles que já estão nesse estilo de vida há mais tempo sabem o que procurar na hora das compras, porém a dúvida ainda enche a cabeça daqueles que estão entrando agora nesse mundo tão cheio de possibilidades.

As proteínas são essenciais para o corpo e estão presentes, por exemplo, na formação de células, de hormônios, de anticorpos e muitas outras funções fisiológicas do organismo. Por isso, se faz importante para vegetarianos e veganos conhecerem as melhores fontes desse nutriente.

Publicidade

1. Feijão e outras leguminosas


Queridinho do prato dos brasileiros, o feijão é uma excelente fonte de proteína vegetal. Além dele, outras leguminosas, como favas, lentilhas e ervilhas também são ótimas opções.

Publicidade

2. Tomate


Além de uma grande fonte de proteína, o tomate também proporciona um excelente bronzeado, por conta da presença do betacaroteno, que trabalha na produção de melanina e melhora a pele. O fruto também é rico em vitaminas A, B, C, potássio, fósforo e ferro.

Publicidade

3. Pimentão


Embora seu sabor não agrade a qualquer um, quando o assunto é fornecer proteína é impossível o pimentão não ser um dos escolhidos. Cerca de 22% de suas calorias são provenientes desse nutriente tão desejado.

4. Pepino


Muito conhecido por ser um grande aliado da pele, o pepino também proporciona grandes benefícios para os músculos, uma vez que é uma excelente fonte de proteínas.

5. Cogumelos comestíveis


Apesar de ser encontrado a preços relativamente caros, os cogumelos comestíveis trazem tantas vantagens para o organismo que é impossível não citá-los como uma excelente alternativa aos alimentos de origem animal. Além de garantir ótimos suprimentos de proteínas, esses fungos completamente seguros para o consumo também são muito pobres em gorduras.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.