in

FIFA está estudando mudanças que revolucionarão o futebol

As mudanças estudadas pela FIFA irão revolucionar o esporte. Quatro implementações se esperam nos maiores campeonatos mundiais e brasileiros

Divulgação

O futebol, como sabemos, não é linear e estável, sofrendo várias mudanças com o tempo, à medida que novas regras são introduzidas e novos recursos são aplicados.

Publicidade

Ao longo do tempo, a introdução de eletrônicos, como os meios de streaming ou o vídeo-arbitro, vieram já estruturar parcialmente essas mudanças, alterando a forma como a arbitragem é feita e como os torcedores recebem o esporte. O vídeo em direto, por exemplo, permitiria um crescimento das apostas esportivas online, em websites como Betsson, onde a componente Ao Vivo é, hoje, uma tendência crescente.

A avaliação dos esportes e a evolução dos tempos motiva estudos por parte das principais entidades internacionais, que visam melhorar as próprias estruturas esportivas e garantir que a experiência dos seguidores das modalidades é também melhor.

Publicidade

Nesse momento, novas medidas aplicadas ao esporte favorito do Brasil – o futebol – vêm sendo estudadas pela FIFA, com a intenção de aumentar a intensidade e interesse das partidas e de garantir mais tempo de rolar de bola e um menor número de paralisações.

Publicidade

Mediante sua aplicação, se espera que jogos mais curtos ou com maior número de substituições possam estar previstos para o futuro.

Publicidade

Com um estudo intensivo da FIFA, realizado ao longo do torneio Future of Football Cup sub-19, na Holanda, a revolução desse esporte, com a integração de novas regras, poderá se tornar uma realidade muito em breve.

Se trata, no total, de uma soma de quatro regras que estão sendo testadas e que poderão gerar brevemente uma solicitação formal ao regulador das normas do futebol, o International Board. Venha conhecer as quatro regras que se encontram em fase de teste na atualidade.

Alteração nos tempos de jogo

Os dois tempos de 45 minutos que definem os 90 minutos de jogo poderão, em breve, deixar de ser definidores do futebol.

Estão sendo testados os jogos com dois tempos de meia hora, sendo que, apesar do tempo menor, se modificaria também a dinâmica da paragem do tempo.

Com essa modificação, o relógio do jogo será parado em todas as paralisações, incluindo faltas, tiros de meta, laterais e escanteios.

Alteração na lateral

Até agora, o jogador necessitava de passar para um companheiro as bolas paradas, mas com as modificações previstas o lateral será cobrado com os pés e para si mesmo.

Dessa forma, será um processo mais rápido, bastando parar a bola no local do escanteio ou onde foi cometida a infração e continuar jogando, de forma isolada.

Maior punição no amarelo

Uma punição mais intensa por cartões amarelos está também em estudo pela FIFA.

Segundo as novas normas, se um jogador recebesse um cartão amarelo teria de permanecer fora do campo por 5 minutos, deixando o time com um atleta a menos durante esse tempo e fragilizando, assim, a equipe.

Maior número de substituições

A possibilidade de jogos com um número ilimitado de substituições está também em estudo.

Nesse caso, um jogador substituído poderia retornar ao jogo, de uma forma semelhante ao que sucede nos jogos de basquete e em outros esportes, cabendo ao técnico definir quantas alterações desejar ao longo da partida.

Publicidade