in

Jovem contrai bactéria severa em hospital, amputa a perna e acusa enfermeiros: ‘faziam curativos sem luva’

Alexandre Borges, de 23 anos, foi internado por conta de um acidente de moto e, depois de um mês, contraiu a bactéria.

Arquivo Pessoal de Alexandre Borges/G1/Divulgação

Depois de sofrer um acidente de moto em Praia Grande, no litoral de São Paulo, o jovem Alexandre Borges, de 23 anos, foi submetido a pelo menos 12 procedimentos cirúrgicos no Hospital Irmã Dulce. Durante a recuperação, o controlador de acesso acabou pegando uma bactéria severa, culminando na necessidade de amputação da perna direita.

Publicidade

O acidente aconteceu em maio de 2020, quando o rapaz, que pilotava uma motocicleta de volta no horário do almoço de seu trabalho, quando foi fechado por um carro na via, colidindo contra a traseira do veículo. À época, foram necessárias uma ponte de safena, tendo em vista que o pé não estava a receber fluxo sanguíneo, além de haste no fêmur e fixador externo na tíbia e na fíbula.

Depois de um mês internado, o jovem começou a desenvolver manchas escuras na perna, quando exames constataram tratar-se de uma bactéria. Foram feitas tentativas de raspagem no local, todas infrutíferas, tendo em vista que o agente infeccioso acabou se alojando no osso, não havendo outra alternativa senão a amputação.

Publicidade

Agora, o rapaz pretende processar a unidade de saúde por conta da negligência dos enfermeiros, que segundo ele, faziam os curativos sem levas e levavam bandejas de outros pacientes para fazer um novo curativo sabendo que já estava com a bactéria severa. Além disso, houve atraso na administração dos antibióticos, quebrando os ciclos necessários para eliminar o agente infeccioso.

Publicidade

“Porém, teve negligência, já que os enfermeiros iam fazer curativos sem luva, levavam bandejas de outros pacientes para fazer um novo curativo, sabendo que eu já estava com a bactéria severa”, relata.

Publicidade

Agora, Alexandre tenta retomar a sua vida e já retornou ao trabalho, estando acolhido por sua família. O jovem está praticando exercícios e luta para encontrar uma maneira de pagar a prótese, a qual dará grande autonomia para a vida do rapaz.

Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com