in

Câncer de boca: o que é, quais os fatores de risco e como proceder para evitar a doença

O câncer de boca é uma doença grave que pode afetar qualquer parte da cavidade bucal, inclusive a garganta.

Reprodução Redeoc

O câncer de boca é uma enfermidade provocada por uma proliferação anormal das células que podem acometer qualquer um dos tecidos da boca e está enquadrada na categoria de “cânceres de cabeça e pescoço”. Como não é um tipo muito divulgado, a maioria das pessoas desconhece quais são os fatores de risco para a doença.

Publicidade

Apesar de ser uma região acessível, pois é possível observar com um espelho, a maior parte dos pacientes diagnosticados com esse tipo de tumor maligno recebe o diagnóstico tardiamente, o que dificulta bastante o tratamento e prognóstico. Portanto, é extremamente importante ter conhecimentos dos fatores que favorecem o surgimento da doença e agir sobre aqueles que são modificáveis.

Esse artigo vai elencar quais são esses fatores de risco que podem levar a possibilidade do desenvolvimento de câncer de boca. As áreas mais comuns onde o tumor pode ocorrer são: palato, gengiva, lábio inferior, bordas da língua, língua e glândulas salivares. Veja abaixo o que pode contribuir para o surgimento desse tipo de tumor maligno;

Publicidade

Cigarro

Os cigarros possuem vários componentes químicos que são cancerígenos. Quando entra em contato com o tecido pode ocasionar lesões, além disso o calor acelerar mudanças morfológicas.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Álcool

Assim como o uso do tabaco, o uso de álcool é um dos fatores de risco mais determinantes. A combinação do tabagismo e do álcool acaba aumentando exponencialmente as chances de desenvolver a enfermidade.

Publicidade

Alimentação

A deficiência na ingestão de alguns alimentos aumenta o risco do desenvolvimento do câncer de boca, especialmente quando se trata de da falta de determinadas vitaminas e minerais, como o ferro, por exemplo. A ingestão de frutas e vegetais diminui consideravelmente o risco de se ter um câncer bucal.

Fatores ambientais

Um dos mais importantes que está associado ao câncer é a radiação solar, sendo a área mais afetada a do lábio inferior, local onde podem aparecer manchas que são chamadas de queratose. Também pode-se citar os metais pesados, como o níquel e cromo, que podem contaminar a água filtrada de solos que contenham esse tipo de metal.

Para buscar a prevenção do câncer de boca é necessário realizar check-ups anuais, ao dentista. É preciso verificar cáries, doenças periodontais e outras patologias da boca, realizando um controle geral para afastar possíveis lesões pré-malignas.

Publicidade