in

Coágulo no sangue: o que é, fatores de risco e sinais de alerta para a condição

O coágulo no sangue é um sério problema, pois pode trazer sérios danos para a saúde.

Reprodução Melhor com Saúde

O coágulo no sangue pode trazer sérios danos a saúde de uma pessoa. Mas, o que é um coagulo sanguíneo? É uma massa de sangue que pode ser encontrada em uma forma gelatinosa ou semissólida. A condição pode fazer o bloqueio de forma parcial ou total de uma artéria ou veia, problema conhecido como trombose.

Publicidade

O corpo possui vários vasos sanguíneos e isso faz com que o coágulo consiga viajar para qualquer lugar do corpo, sendo uma situação perigosa e alarmante. Quando chega ao coração, cérebro ou pulmões, há a possibilidade de ficar preso e provocar problemas graves, como a embolia ou acidente cardiovascular.

Alguns fatores podem aumentar o risco de uma pessoa apresentar coágulos no sangue. Entre eles a permanência de tempo em uma mesma posição, pois a posição acaba pressionando os vasos sanguíneos e impedindo o seu fluxo. As viagens longas que possuem mais de quatro horas contínuas também é um fator de risco, pois o sangue acaba não fluindo de forma correta; algumas pílulas anticoncepcionais, tabagismo, obesidade, sedentarismo, períodos de repousos longos na cama também é um fator que elevar as chances de um coágulo.

Publicidade

Por esse motivo, é necessário ficar atento a alguns sinais que o organismo dá que podem indicar a presença de um coágulo no sangue.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Dificuldade respiratória e tosse sem explicação

Isso acontece devido à presença do coágulo no pulmão que faz o fluxo de oxigênio ficar mais lento provocando elevação do ritmo cardíaco.

Publicidade

Mudanças de humor

Irritação, convulsão ou alucinação, podem ser indícios de uma possível trombose arterial no cerebral. Isso ocorre por causa da presença do coágulo no cérebro que obstrui a passagem do oxigênio e glicose no fluxo sanguíneo, fazendo que não funcione de forma adequada.

Inchaço nas extremidades

A presença de inchaço nas extremidades ocorre quando a trombose venosa é profunda. O coágulo impede o fluxo de sangue presente no sistema circulatório, fazendo com que o oxigênio não chegue aos órgãos vitais do corpo.

Publicidade