in

Varizes na gestação: como tratar as existentes e evitar que novas apareçam

Aprenda a tratar as varizes da gestação e saiba como evitar o aparecimento de novas veias dilatadas.

Spaco vascular

A gestação é um período de grandes mudanças no corpo feminino. Por conta de todas as alterações hormonais e pelo aumento de peso, alguns problemas tendem a acontecer, um deles são as varizes.

Publicidade

Como evitar varizes na gravidez

As varizes são caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas em baixo da pele. Elas podem aparecer nas pernas, virilhas e até mesmo na parte inferior do útero. Geralmente, o problema começa a acontecer no terceiro trimestre de gestação, devido ao aumento do volume de sangue causado pelo peso da barriga. Apesar de as varizes não aparecerem apenas em mulheres gestantes, a gravidez acaba se tornando um fator de risco, por alterar o organismo da mulher.

Alguns sintomas que podem indicar a existência das varizes na gravidez são: dor, peso e cansaço nas pernas, inchaço, coceira e vermelhidão o local das varizes e alteração da sensibilidade no local. Mas as gestantes devem tomar cuidado! Caso sua perna fique muito inchada, vermelha e quente, é muito importante que um médico angiologista seja procurado, pois, esses sintomas podem indicar um quadro de febrite, que é grave, pois consiste na existência de coágulos sanguíneos na veia, impedindo a circulação do sangue.

Publicidade

Tratamento para aliviar a dor das varizes

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O tratamento utilizado para diminuir as dores das varizes consiste em aplicar alternadamente água quente e gelada nas pernas durante o banho, além disso, a grávida também pode colocar compressas de gelo nas pernas, pois o gelo ajuda as veias a contraírem e alivia a dor. O médico também pode indicar o uso de meias de compressão para ajudar o sangue a circular, sem causar dores.

Publicidade

Outra opção que as mamães podem utilizar é elevar as pernas com travesseiros por alguns minutos, isso ajuda na circulação do sangue e diminui as dores. Geralmente, as varizes da gravidez somem depois que o bebê nasce, mas também podem acontecer dos danos serem permanentes, nesse caso, as mães podem optar por realizarem tratamento com laser ou cirurgia para correção das veias.

Contudo, existem atitudes que podem diminuir as hipóteses das varizes aparecerem, são elas: evitar ficar de pé por períodos prolongados, não cruzar as pernas enquanto estiver sentada, colocar as pernas para o alto durante o sono, fazer massagem nos pés e nas pernas ao fim do dia e utilizar meias elásticas de compressão. Além disso, outro fator que evita o aparecimento das indesejáveis varizes é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, com supervisão médica.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.