in

6 problemas de saúde que podem levar à dor abdominal no lado direito do corpo

As causas da dor abdominal no lado direito pode variar de algo simples a uma situação mais complexa.

Reprodução Saúdeumcomo/Andrefurlan

A dor é um indício que algo não vai muito bem no organismo. A dor abdominal no lado direito pode surgir por causas diferentes. Apesar da maioria dos casos não envolver nada sério, algumas situações podem exigir ajuda médica imediata. Por isso, é necessário procurar ajudar profissional para ter o diagnóstico correto.

Publicidade

Nunca ignore a dor na localidade, pois é uma região que existem órgãos vitais. Portanto, as dores podem estar associadas a algum tipo de alteração. É preciso ter atenção para outros sintomas como diarreia, febre ou dor intensa e prolongada. A pessoa não deve se automedicar, pois pode até piorar a situação. Conheça abaixo possíveis motivos que levar a dor abdominal no lado direito.

Traumatismo ósseo

Trauma na região do tórax e das costelas é um dos fatores principais que podem causar dor intensa. As pancadas nesse local são muito dolorosas por causa da expansão torácica durante a respiração.

Publicidade

Pneumonia

Essa também é uma possível causa, apesar de ser algo menos comum. A dor intensa acaba piorando quando a pessoa respira fundo ou tosse. Vale frisar que a pneumonia vem acompanhada de outros indícios como febre, dificuldade para respirar, tosse, mucosidade amarela e calafrios.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Vesícula

Problemas da vesícula como os cálculos biliares causam dor no lado direito. É preciso ficar atento aos sinais e buscar ajuda médica para evitar complicações.

Publicidade

Gases

Podem ocorrer situações em que os gases provoquem dor. Isso pode acontecer porque a digestão não foi realizada da maneira correta ou devido à prisão de ventre.

Apendicite

É uma inflamação que acomete o apêndice, sendo uma das causas mais comuns da dor na parte inferior abdominal. Pode acometer indivíduos de qualquer faixa etária, mas é mais comum entre as pessoas de 10 a 30 anos.

Pancreatite

O órgão fica localizado debaixo do fígado e atrás do estômago. Doenças que acometem o pâncreas, como o câncer e a pancreatite podem provocar dor na parte superior direita.

Publicidade