in

Manchas roxas pelo corpo: conheça quais são as principais causas, tratamento e quando se preocupar

Na maioria das vezes, a mancha roxa surge e desaparece de forma espontânea.

Reprodução Tua Saúde

O aparecimento de hematomas pode deixar algumas pessoas preocupadas. As manchas roxas na pele são ocasionadas pelo extravasamento de sangue da pele, devido ao rompimento dos vasos sanguíneos. Geralmente, ocasionada pela fragilidade dos vasos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.

Publicidade

Na maioria das vezes, essas manchas, chamadas de equimoses ou purpuras, surgem e desaparecem de forma espontânea, sem provocar nenhum tipo de sintoma ou mesmo dor no local. Algumas coisas podem contribuir para o aparecimento como, por exemplo, sofrer algum tipo de pancada.

Além das pancadas, algumas outras situações podem favorecer o aparecimento das manchas roxas na pele, veja abaixo algumas dessas causas.

Publicidade

Fragilidade capilar

Ocorre quando pequenos vasos de sangue, responsáveis pela circulação da pele, ficam fragilizados e acabam se rompendo de forma espontânea, ocasionando o extravasamento de sangue sob a pele. Nesse tipo de situação a mancha roxa costuma desaparecer espontaneamente. Mas, é possível acelerar o processo com o uso de pomadas específicas.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Enfermidade que causam alteração na coagulação sanguínea

Algumas enfermidades podem provocar alteração na coagulação reduzindo ou causando alteração nas plaquetas. Isso faz com que ocorra formação de manchas roxas no corpo. Isso pode acontecer devido à infecção por vírus, doenças auto-imunes e deficiências de vitaminas e minerais, como ferro e ácido fólico.

Publicidade

O tratamento nesse tipo de situação vai depender da causa que levou a alteração da coagulação. Pode ser necessário uso de medicamentos que devem ser prescritos pelo médico se for preciso.

Uso de medicamentos

O uso de alguns tipos de remédios pode interferir na coagulação sanguínea ou na ação das plaquetas. Neste tipo de caso, é preciso que o médico as possibilidades de remoção ou troca do medicamento que está sendo usado pelo paciente.

É preciso buscar ajuda médica ao aparecer manchas roxas?

É importante frisar a importância de buscar ajuda profissional se as manchas roxas são persistentes, especialmente caso esteja ligada a outros sintomas, pois pode ter relação com algo mais grave. Somente o médico pode avaliar e dar o diagnóstico correto.

Publicidade