in

Como tratar e identificar 4 doenças de pele que são comuns durante o verão

É preciso ter alguns cuidados, pois algumas doenças podem acometer as pessoas durante o verão.

Reprodução Cadebrasilia

O verão é uma das estações do ano preferida de muitas pessoas. Por causa do calor, é comum as pessoas usarem roupas que deixem a pele mais exposta ao sol. Muitas pessoas acabam procurando passeios em locais para poder se refrescar.

Publicidade

Contudo, alguns ambientes podem deixar o indivíduo suscetível a substâncias nocivas presente na areia, mar e piscinas públicas, por exemplo.

Esse contato pode desencadear alguma doença de pele. Por isso há algumas recomendações para poder curtir da melhor maneira o sol. Isso inclui ter atenção aos horários específicos e o uso de protetores. Esse artigo elenca algumas dicas que podem ajudar a combater as doenças de pele mais comuns do verão.

Publicidade

Queimadura na pele

O problema pode ocorrer depois de se expor ao sol por um tempo excessivo, especialmente se acontecer em horários com maior incidência de raios solares. Neste tipo de situação a pele exposta fica avermelhada e muito sensível ao toque. Compressas de água fria, analgésicos e loções corporais calmantes podem aliviar a sensação de ardência. Também é importante beber bastante água para não se desidratar.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Cravos e espinhas

O surgimento podem se agravar durante o verão. Isso ocorre devido ao aumento da oleosidade natural da pele. Por isso, é necessário o uso de um filtro solar próprio para o rosto, além de sabonete específico para pele oleosa, pois esses cuidados ajudam a controlar o nível de oleosidade.

Publicidade

Pano branco

É uma alteração que ocorre na tonalidade da pele provocada pelo fungo Malassezia furfur. Apesar de estar presente de forma natural na pele humana, parecem surgir em pessoas com predisposição genética. É mais comum no verão por causa da umidade, calor e oleosidade da pele. É preciso buscar ajuda de um dermatologista para prescrever o tratamento adequado.

Brotoeja

É algo comum nos bebês e crianças, sendo mais comum de surgir em dias muito quentes, pois a pele fica úmida por causa do suor. No geral, a nuca, pescoço, peito, costas, barriga, dobrinhas do joelho e cotovelo costuma ser mais afetados. Normalmente é preciso um tratamento especifico, mas é possível tentar evitar a condição usando roupas mais frescas e evitando ficar em locais úmidos e quentes.

Publicidade