in

Dor nas costas: 4 problemas de saúde que acabam gerando dor na região

A dor nas costas pode aparecer como reflexo de algumas enfermidades, por esse motivo é preciso investigar as causas.

Reprodução: Melhor com Saúde

A dor nas costas costuma ser um incômodo que acomete muitas pessoas. Contudo, é importante ressaltar que se é algo persistente é preciso acender o sinal de alerta. Infelizmente, tem gente que sente dor nas costas há tanto tempo que acaba pensando ser algo comum. Mas, é preciso estar ciente que é necessário buscar o tratamento adequado para cada caso.

Publicidade

Esse artigo vai abordar possíveis motivos que podem levar a sofrer com essa dor constantemente. A coluna é formada de vértebras, que são separadas por pequenos ossos com nome de discos, cuja função é facilitar o moimento e amortecer para que o restante dos ossos possam se manter em bom estado.

Com o passar do tempo, esses discos vão diminuindo, sendo um dos motivos para que as pessoas idosas apresentem um desgaste de discos intervertebrais, o que causa um desvio na região da coluna. Já que a dor na região das costas costuma aliviar quando se mantém uma posição encurvada.

Publicidade

Lombalgia

É uma dor que segue desde as costelas até os glúteos. Exames podem ser requeridos para encontrar um motivo específico que esteja causando o problema. Caso tenha esse tipo de dor ocasionalmente é preciso ficar atento ao tipo de atividade exercida.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Osteoporose

A condição é conhecida como doença dos ossos e aparece quando acontece uma redução na densidade da massa óssea fazendo com que se tornem mais porosos, frágeis e propensos a sofrer lesões, mesmo com pancadas pequenas. A alimentação deve ser rica em cálcio, além da necessidade de visitar um médico de forma regular para tratar do problema.

Publicidade

Fibromialgia

Enfermidade crônica generalizada que apresenta episódios de dor que acometem o indivíduo por um longo período. A dor não é localizada somente nas costas, mas acaba acometendo todas as articulações e músculos.

Escoliose

A condição é um desvio lateral da coluna vertebral fora dos limites normais. A deformidade pode ocorrer por causa de questões congênitas, neuromusculares ou sem nenhum motivo aparente.

Se você apresentar um ou mais sintomas, é necessário ficar em alerta e procurar um médico para averiguar o caso e apontar o tratamento adequado para cada situação.

Publicidade