in

Realidade em tecnologia: Betway faz matéria sobre GTA RP e metaverso

GTA RP garante aos amantes de um dos maiores sucessos do mundo dos games.

pixabay

Que tal a chance de jogar uma versão modificada e personalizada do GTA V em seu computador? É exatamente isso que o GTA RP, jogo não oficial, garante aos amantes de um dos maiores sucessos do mundo dos games.

Publicidade

O sucesso é tanto que o site de eSports bets Betway fez uma matéria especial falando sobre o jogo-simulação e metaverso. Afinal, quando falamos de um jogo que permite e interpretação de papeis (role playing), os mundos real e virtual se confundem.

Aliás, o metaverso permite que possamos compartilhar experiências de nossa vida real para a virtual e vice-versa. Então, podemos nos divertir, trabalhar, jogar, nos comunicar com pessoas reais dentro de um ambiente digital.

Publicidade

No jogo é possível fazer atividades corriqueiras, como dirigir um carro, atender um celular ou conversar com pessoas ou missões que envolvem explosões, carros de polícia e pilotar aviões.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Você sabia que até, terapeuticamente falando, podemos experimentar virtualmente sensações e vivê-las como se fossem reais? Por exemplo, há terapias que fazem uso da realidade virtual para o tratamento de traumas e outras condições.

Publicidade

Assim, os pacientes não precisam se expor a estímulos reais que potencialmente trariam desconfortos ou prejuízos. Basta ter óculos de realidade virtual para simular situações ou experiências que trabalhem fobias, deficiências cognitivas e outras questões.

Então, podemos falar que o metaverso não é mais fruto de nossa imaginação e que está mais presente em nossa vida do que pensamos.

Além das experiências de realidade virtual que já citamos, a realidade aumentada também tem facilitado nossa vida. Com ela, é possível usar a câmera de seu celular, por exemplo, para visualizar objetos, fazer medições e muito mais.

Games e metaverso

Como podemos notar, o virtual faz tão parte de nossa realidade que até desenvolvedores de jogos estão atentos a isso. Portanto, games que permitem que os jogadores vivam experiências com seus avatares simulando a vida real estão caindo nas graças dos gamers.

Este é o caso de GTA Roleplay (GTA RP), que possui modificações que aproximam os jogadores de suas vidas reais. Afinal, nele encontramos cenários, personagens, carros e diversos elementos que encontramos em nosso dia-a-dia.

Então, o jogador encontrará basicamente um GTA V, um dos mais famosos jogos de console e PC dos últimos tempos, totalmente personalizado. Além disso, poderá viver com seu personagem diversas experiências da vida real.

Grandes empresas já estão presentes em alguns destes servidores e fazem parte do jogo. O Banco do Brasil, por exemplo, tem uma agência bancária em um destes simuladores. Nele, os jogadores podem ter informações sobre investimentos e muito mais, como se estivesse em uma agência real. Interessante, não é mesmo?

Neste exemplo uma pessoa não precisaria sair de sua casa ou ficar no aplicativo do banco para ter dicas de investimento. Seria a união perfeita entre entretenimento e educação financeira, em um só lugar.

Mas se você pensa que o Banco do Brasil foi a única empresa a “invadir” o GTA RP, está muito enganado. Afinal, é possível encontrar iFood, Tinder e outras corporações investindo alto no mundo dos games de realidade.

Mundo virtual x mundo real

Pensando na expansão do metaverso, o dono do das maiores redes sociais do mundo, Mark Zuckerberg difundiu o assunto para o mundo. Aliás, o antigo Facebook virou Meta, ainda que seja mais conhecido por seu nome antigo. Desde então, as pesquisas pelo assunto têm estourado em sites de busca.

A proposta de Zuckerberg é a de criar condições de ampliação do metaverso para o nosso dia-a-dia. Assim, teríamos ainda mais acesso à tecnologia em nossas vidas.

Por exemplo, sabe aquelas reuniões por vídeo que se tornaram tão comuns em tempos de pandemia? Que tal enviar um avatar, sendo você, ao invés de aparecer em carne e osso em frente à câmera de seu computador ou celular? Essa é uma das possibilidades oferecidas pelo metaverso.

Se hoje temos acesso a todo tipo de tecnologia, por que não usá-la para facilitar a nossa vida? Esta é a principal proposta do metaverso: unir o melhor dos mundos, em realidade em tecnologia.

Publicidade