in

Melhores modelos de carro hatch

Conheça algumas das melhores opções dessa categoria de automóveis no mercado.

Divulgação

Em muitos casos, um carro hatch é capaz de sanar todas as necessidades que o motorista tem em seu cotidiano. Não é por menos que esta é a categoria que mais comercializa carros no Brasil, sendo um sucesso até entre carros usados, com o Hyundai seminovo e modelos de outras fabricantes sendo opções bem atrativas.

Publicidade

Mas para saber de todos os modelos, confira algumas das melhores sugestões de carros hatch que você pode considerar para a compra.

Hyundai HB20

Uma das opções mais atrativas entre os hatches é o Hyundai HB20, que no mercado tem preços que variam entre R$ 59 mil e R$ 86 mil. Todas suas versões são equipadas com quatro airbags e controle de tração e estabilidade. Já as versões mais caras ainda contam com frenagem de emergência e assistente de manutenção de faixa, o que facilita a direção do motorista.

Publicidade

O modelo também conta com uma central Bluelink, que permite a execução de diversas funções como ligar/desligar o veículo e travar/destravar as portas, além de controlar o ar-condicionado. Vale destacar outro diferencial importante: o fato de o modelo ter as revisões mais baratas da categoria, sendo um fator de economia para os motoristas que optarem por ele.

Publicidade

Ford Ka

O Ford Ka pode ser uma opção mais compacta do mercado, mas não deve ser julgado pelo tamanho. Suas versões com motor 1.0 e 1.5 dão boa resposta em baixos giros, além de ele ser um modelo que conta com baixo nível de vibração e satisfatória eficiência energética.

Publicidade

Outro trunfo do modelo é o firme acerto da suspensão e a rigidez da carroceria, que entorta pouco quando se realizam as curvas. Os preços mais em conta se comparado aos outros carros da categoria também pesam a favor do Ka.

Chevrolet Onix

Já o automóvel produzido pela Chevrolet é um sucesso de venda, sendo que a combinação de todas as versões (Premier, LT, MT, RS e LTZ) o transformaram no veículo que mais foi vendido no Brasil nos últimos cinco anos. Essa estatística é uma boa notícia para quem estuda revendê-lo em um futuro não muito distante, já que ele continuará prestigiado mesmo sendo um carro seminovo.

Suas versões mais recentes contam com melhorias de funcionalidades, sendo que agora todas são equipadas com seis airbags e controle de estabilidade e tração. O motorista pode escolher entre duas opções de motorização: a 1.0 turbo, que alcança até 116 cv de potência, e a 1.0 aspirado.

Um dos aspectos que chamam a atenção no Onix é seu consumo de combustível. No caso das versões com motor 1.0 de 82 cv, ele é capaz de rodar 10,1 km/L na cidade e 12,5 km/L ao ser abastecido com etanol. Já caso o combustível seja gasolina, o rendimento é de 14,3 km/L no perímetro urbano e 17,7 km/L na estrada, valor que salta aos olhos.

Volkswagen Polo

O Polo é um carro que dá muito prazer de dirigir ao motorista. Sua ótima dirigibilidade é aliada a um carro bem construído e que tem um bom consumo de combustível, além de apresentar um acerto dinâmico que se destaca na categoria.

Outro ponto positivo é a fama de manutenção fácil que os veículos da Volkswagen têm, apesar de ser mais custosa do que a de outros modelos. Suas versões contam com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, sendo vendido com motores 1.0, 1.0 12V turbo, 1.4 16V turbo e 1.6 16V turbo.

Fiat Argo

Um dos principais sucessos da montadora italiana foi lançado em 2016 e tinha a missão de ser o substituto do Palio e do Punto. No mercado, ele chama atenção por ser um modelo bonito e bem espaçoso, disponível nas versões 1.0, HGT, Drive, Trekkin e Precision.

Ele é comercializado com três motorizações: 1.0 de três cilindros; 1.3 com motor de quatro cilindros; e a versão 1.8, com motor de 16V. Quem opta pelas versões com motor 1.0 ou 1.3 conta com um câmbio manual de cinco marchas, enquanto os modelos 1.8 têm embreagem automática de seis marchas.

Publicidade