in

Maternidade comemora mesversário de prematuros em UTI neonatal de maneira fofa para amenizar dor das mães

Iniciativa foi criada durante um período crítico da pandemia, quando os pais não podiam visitar seus filhos.

Arquivo Pessoal

Nenhuma mãe planeja ter o seu filho antes da hora e ter que deixar o hospital com ele ainda lá. A ideia é que toda mãe chegue em uma maternidade, e saia de lá com o seu bebê. Mas nem sempre isso é possível.

Publicidade

Quando uma gestante tem um parto prematuro, não é só o bebê que nasce antes do tempo ideal, mas também a mãe, por ainda não estar preparada para viver esse turbilhão de emoções causada por um nascimento antes da hora.

Em muitos casos de nascimento prematuro, as famílias precisam deixar os bebês em uma UTI neonatal. Essa experiência foi ainda mais difícil durante o período crítico da pandemia, pois muitos pais foram impedidos de visitar seus filhos no hospital, por conta dos protocolos.

Publicidade

Para amenizar essa dor da distância, uma técnica de enfermagem da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, que fica no Ceará, teve a ideia de começar a comemorar o mesversário dos bebês, criando temas infantis fofos e tirando fotos para que a família pudesse matar um pouquinho da saudade, e também guardar uma recordação do primeiro mês da criança.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Outros 19 funcionários da maternidade compraram a ideia rapidamente e criaram um grupo para realizar o mesversário dos bebês, que agora contam também com a presença dos pais.

Publicidade

Desde a iniciativa da técnica de enfermagem, cerca de 130 mesversários foram comemorados na maternidade. Para muitas famílias, essa pode ser uma das últimas lembranças do seu bebê.

Na última semana, um dos bebês que estão na UTI neonatal foi a óbito pouco depois de comemorar o seu mesversário. “A mãe teve chance de comemorar com o bebê, de estar com ele, tem fotos guardadas em casa. Se nós não tivéssemos feito, talvez ela não tivesse“, disse uma das enfermeiras.

Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com