in

De desintoxicação à perda de peso, os 10 benefícios surpreendentes do café verde

Entre a grande variedade de café existem grãos que não passam pelo processo de torrefação e concentram uma infinidade de benefícios para a saúde.

Pixabay

O café é um produto apreciável em todo o mundo – a maioria dos consumidores sabe como os grãos torrados podem se transformar em uma bebida energizante e aromática se preparada adequadamente. O que pode ser novidade para muitos é que o processo de torrefação que produz o café tradicional reduz significativamente o teor de antioxidantes dos grãos – o chamado ácido clorogênico – presente em diversos alimentos de origem vegetal, mas especialmente encontrado no café.

Publicidade

Mas você sabia que entre a grande variedade de café existem grãos que não passam pelo processo de torrefação e concentram uma infinidade de benefícios para a saúde?

Trata-se do café verde, que atualmente caiu no gosto do consumidor e pode ser encontrado no mercado para ser consumido na forma de café verde em cápsulas, em pó ou solúvel. Desde aumentar o metabolismo, combater o estresse e reduzir o peso, tomar café verde pode ajudá-lo a se sentir mais ativo e revigorado.

Publicidade

O que é café verde ou extrato de grãos de café verde?

O café verde é como o café normal. A diferença básica entre os dois tipos é que o café verde é consumido na sua forma natural, ou seja, não passa pelo processo de torra. Devido a essa característica dos grãos de café verde, eles retêm maior quantidade de nutrientes.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Há mais uma definição para abordar – extrato de café verde. Obviamente, a substância é extraída dos grãos de café cru, e é o produto comercializado como suplemento. No entanto, também tem um uso importante na indústria do café. O extrato de grão de café verde é usado no chamado método ‘Swiss Water’ de descafeinação do café, um processo totalmente natural que não usa qualquer tipo de produto químico, usado comercialmente desde a década de 1980.

Publicidade

Quais são os benefícios do café verde?

As propriedades nutracêuticas do extrato do grão de café verde são responsáveis pelos ácidos clorogênicos, compostos fenólicos naturais que ajudam a manter a saúde, apoiando o sistema imunológico e auxiliando em várias funções, como a atividade da insulina. Abaixo você pode conhecer dez benefícios de saúde mais notáveis do café verde:

1. Ajuda na perda de peso.

O extrato de grão de café verde é provavelmente o suplemento de perda de peso mais popular no momento. Acredita-se que os altos níveis de ácido clorogênico, principal componente dos grãos de café verde, são a chave para seus efeitos na perda de peso. Este potente composto fitoquímico é capaz de diminuir a absorção de carboidratos do trato digestivo, o que reduz o açúcar no sangue e as anormalidades da insulina. O ácido clorogênico também podem aumentar o metabolismo da gordura, diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, além de melhorar os níveis hormonais relacionados à obesidade.

2. Oferece benefícios antienvelhecimento.

O café verde tem alto valor ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), índice que mede a capacidade antioxidante de diferentes alimentos e suplementos. As propriedades antioxidantes combatem os radicais livres que danificam a pele e contribuem para o envelhecimento. Verificou-se que o ácido clorogênico presente nas sementes de café é capaz de melhorar a hidratação e a função microcirculatória da pele, diminuindo as linhas finas, rugas e problemas de pigmentação.

3. Melhora a pressão arterial.

O café verde demonstrou diminuir notavelmente a pressão arterial e otimizar a saúde do coração. É conhecido por dilatar os vasos sanguíneos e reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, que é um dos vilões da hipertensão. Portanto, considere incluir uma suplementação diária com café verde se quiser experimentar estes benefícios.

4. Reduz o risco de diabetes.

Há evidências significativas de que consumir café verde reduz o risco de desenvolver diabetes. Estudos mostraram que o ácido clorogênico faz com que seu corpo absorva menos carboidratos dos alimentos, o que pode ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue e, inclusive, ajudar na perda de peso. O café verde também reduz o cortisol, que é conhecido por aumentar os níveis de açúcar.

5. Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas.

Como o café verde reduz o colesterol e os triglicerídeos, tomá-lo diariamente pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

6. Desintoxica o Fígado

Os grãos de café verde podem ajudar na saúde do fígado, removendo toxinas, gordura desnecessária e colesterol ruim do organismo. Quando o fígado se desintoxica, ele funciona significativamente melhor, aumentando o metabolismo e melhorando a saúde geral.

7. Contém baixo teor de cafeína.

O extrato de café verde contém menos cafeína do que o café torrado e, como tal, pode ser consumido a qualquer hora do dia ou da noite, pois não vai interferir com tanta intensidade no sono.

8. Pode ajudar a aumentar o foco.

Mesmo contendo menor teor de cafeína que os grãos torrados, o café verde contém alguma cafeína. Fontes sugerem que a cafeína, em geral, pode ajudar na saúde mental, melhorando a atenção e a memória.

9. Trata transtornos de humor.

Os grãos de café verde são uma rica fonte de antioxidantes, substâncias que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres, e que são essenciais para aumentar a liberação de dopamina. À medida que a dopamina é liberada, o cérebro recebe um sinal para melhorar seu humor.

10. Aumenta os níveis de energia.

Essa característica dos grãos de café verde também está relacionada à presença de cafeína. A cafeína, embora presente em quantidade relativamente baixa no café verde, pode aumentar os níveis de energia e até melhora o desempenho atlético.

Embora o extrato de café verde possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar, certifique-se de acompanhar seu uso com uma dieta saudável e exercícios físicos para obter melhores resultados.

Publicidade