in

Paulinha Abelha: como uma lesão renal aguda pode ter evoluído para uma lesão neurológica grave?

A cantora está internada na Unidade de Terapia Intensiva desde o começo do mês.

Reprodução: OGlobo

A cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, continua internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – desde o dia 11 de fevereiro, em Aracaju. A famosa foi hospitalizada com problemas renais que acabaram evoluindo para uma situação mais grave. Conforme informado pelo boletim médico do último domingo, 20 de fevereiro, a artista está enfrentando um quadro neurológico grave.

Publicidade

Isso quer dizer que Paulinha Abelha sofreu uma lesão importante no cérebro, porém, a boa notícia é que a situação não é irreversível. Ainda conforme o boletim, a artista está respirando com a ajuda de aparelhos. De acordo com a explicação do Doutor Miguel Graciano, o suporte ventilatório é algo comum em pacientes que tem um quadro neurológico grave.

O profissional ressaltou que nesse tipo de situação, a pessoa necessita do uso de um respirador, pois não consegue puxar sozinho o ar. O suporte ventilatório pode ser entregue por meio de um tubo na boca ou através de uma traqueostomia. A vocalista da banda Calcinha Preta foi hospitalizada com problemas renais. Após três dias de internação, o quadro clínico se agravou e foi necessária a transferência para a UTI.

Publicidade

Infelizmente, no último dia 17 de fevereiro, foi informado que a paciente estava em coma. Os rins têm várias funções no organismo, sendo uma delas o controle da acidez que resulta do processamento do corpo pela ingestão de alimentos. A diálise substitui as funções dos rins quando o órgão falha.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Apesar de ser uma situação considerada rara, o mau funcionamento do rim pode levar o paciente ao chamado coma urêmico, porém, quando a diálise é feita a tempo evita que ocorra esse tipo de complicação.

Publicidade

Como uma lesão renal aguda pode ter evoluído para uma lesão neurológica grave?

Uma das possibilidades é que a doença nos rins e o problema neurológico tenham surgido ao mesmo tempo. No caso da cantora Paulinha Abelha, existe a probabilidade de a artista ter sido vítima de uma infecção que tenha se espalhado pelo corpo, explicou Graciano.

Publicidade