in

Manchas vermelhas na pele: 6 doenças que podem apresentar esses sintomas nas crianças

As manchas vermelhas nas crianças podem apresentar vários significados.

Reprodução Crescer

As manchas vermelhas na pele das crianças podem ser indício de vários tipos de problema. O sintoma é muito comum em assaduras e alergias relacionadas a alimentos. No entanto, pode estar associado a outras enfermidades de pele ou questões de saúde, como por exemplo: a psoríase, catapora e sarampo.

Publicidade

Para conseguir entender o que está ocorrendo, é extremamente importante buscar a ajuda de um médico especialista. Um dermatologista e um pediatra são os profissionais para poder fazer o diagnóstico correto e passar o tratamento adequado para as crianças.

Esse artigo vai elencar as principais enfermidades que tem as manchas vermelhas na pele como sintoma.

Publicidade

Alergia alimentar

A alergia de alimentos é um mecanismo de defesa do organismo que ocorre quando uma substância provoca sensibilidade. Os sintomas principais são manchas avermelhadas na pele, náuseas, coceira, diarreia e vômito. Os alimentos que tem maior propensão em provocar alergia são: trigo, amendoim e leite de vaca.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Assadura

Essa é uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente. Vale frisar que os pequenos têm uma pele bem sensível. Quando estão com assadura é comum aparecer inchaço, bolinhas, vermelhidão e até mesmo descamação da região.

Publicidade

Brotoeja

É uma condição comum em recém-nascidos, são inchaços pequenos, rodeados em vermelhão em volta da pele. No geral, acomete partes vestidas do corpo, como a região da virilha, axilas e abdômen.

Catapora

É uma enfermidade infecciosa e muito contagiosa. Também conhecida como varicela, a condição provoca pequenas bolhas e pode ser transmitida por meio do contato direto com o líquido das erupções, tosse, espirro ou objetos contaminados.

Dermatite atópica

A condição crônica não é transmissível que deixa a pele inflamada e seca. No geral, surge nos primeiros anos de vida dos pequenos. A causa pode estar associada a alterações funcionais e estruturais da pele, sistema imune e herança genética.

Dermatite de contato

Também chamada de eczema, é uma inflamação que surge quando se tem contato com substâncias que provocam alergia ou irritação. Pode acometer pessoas de qualquer idade, sendo considerado um problema comum.

Vale ressaltar a importância de buscar ajuda médica para o diagnóstico correto. Somente o profissional pode orientar sobre o melhor tratamento. 

Publicidade