in

Quais números você vê? Ilusão de ótica gera discórdia nas redes e pode revelar problema na visão

Imagem publicada nas redes sociais tem causado bastante confusão; mas afinal, quem está certo?

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

Uma imagem em tons de cinza, preto e branco publicada inicialmente no Twitter, na última quarta-feira (16/02), tem causado uma grande confusão entre os usuários da rede social. A explicação é que cada pessoa que olha fixamente para o desenho vê uma quantidade diferente de algarismos que se formam na imagem.

Publicidade

Em um enigma que se assemelha muito a um vestido que viralizou há alguns anos, pois cada um o enxergava de uma cor diferente, os internautas também estão dando respostas distintas quando o assunto é quais números que aparecem na imagem atual. E ainda há o fato de que uma ilusão de ótica faz com que as formas se movam diante dos olhos de quem a vê, causando ainda mais confusão.

Alguns usuários do Twitter relataram que viram à primeira vista o número 45283. No entanto, ao focar um pouco mais, conseguiram enxergar mais um número no início e outro no fim, formando um 3452839 — que é a resposta correta. Outras pessoas, mesmo forçando, não conseguem visualizar nem o 3 e nem o 9. Algumas ainda afirmaram terem visto um número 1.

Publicidade

Nos milhares de comentários que se acumularam na postagem, os relatos são os mais distintos. Algumas pessoas afirmam que conseguem perceber que há algarismos escondidos na imagem, mas não conseguem os identificar. Em um outro caso isolado, uma internauta relatou que só consegue ver os três números que estão no centro do desenho.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Isso indica um problema de visão? A resposta é sim. Quem não enxerga todos os números da imagem possui uma baixa sensibilidade ao contraste, que é a capacidade da visão em distinguir qualquer objeto do seu plano de fundo. Doenças oculares, como glaucoma ou catarata podem baixar o nível dessa capacidade.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com