in

Chá de canela ajuda a emagrecer, controla o diabetes, é afrodisíaco, melhora humor e disposição; como preparar?

A nutróloga Roberta Genaro e a nutricionista Luna Azevedo explicam as propriedades da canela.

Pixabay/Congerdesign

O chá de canela traz diversos benefícios ao corpo humano por conta de seus compostos bioativos, além das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A canela é fonte de eugenol, que também é responsável por agir contra inflamações. 

Publicidade

Luna Azevedo, uma das nutricionistas referência em plant-based, por incentivar a alimentação consciente, diz que todas essas características da canela ajudam a melhorar o humor, a concentração e também a disposição do ser humano.

Alguns estudos indicam que a canela possui também propriedades anti-hiperglicêmicas, o que significa que ela ajuda no controle da diabetes. A ação da insulina também é melhorada por conta de seus compostos bioativos. Os níveis de glicose no sangue pós-prandial sofrem redução após o consumo do chá.

Publicidade

Ajuda a emagrecer?

Segundo a nutróloga Roberta Genaro, a canela ajuda a diminuir a resistência insulínica, que é justamente o hormônio utilizado no metabolismo do açúcar. Outro ponto importante é a sua atividade anti-inflamatória, que pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura, auxiliando no processo de emagrecimento.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

O chá é afrodisíaco?

Ainda de acordo com Roberta Genaro, o chá de canela pode beneficiar a saúde sexual por conta dos minerais, como selênio, e das vitaminas que possui, como a B e a C.

Publicidade

Há contraindicações?

Sim, o chá de canela não é recomendável para gestantes, por conta do risco de aborto.

Como fazer o chá de canela?

O tradicional chá de canela é feito com dois pedaços de canela em pau fervidos em duas xícaras de água por cinco minutos. Daí é só deixar amornar, retirar a canela em pau e beber.

Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com