in

Com apenas 1 folha dessa planta você pode melhorar a diabetes, colesterol e emagrecer

Planta é considerada uma das grandes aliadas no combate ao colesterol, diabetes e no emagrecimento.

floresefolhagens

Uma planta que tem ganhado adeptos no mundo todo está no Brasil desde a época do período colonial. As cidades históricas brasileiras já faziam o uso dessa planta, mas foram nos últimos anos que a sua fama foi se espalhando, inclusive por conta de inúmeros benefícios para a saúde.

Publicidade

Considerada uma grande aliada no combate ao diabetes e ao colesterol, a ora-pro-nóbis, tem uma grande riqueza mineral, como manganês, magnésio, ferro, cálcio, fibras e Vitamina C. Segundo a pesquisadora da UFSC, Larissa Wainstein Silva, há um arranjo protetor da imunidade e compostos que protegem as artérias.

A ora-pro-nóbis também tem um alto valor de proteínas que pode chegar a até 32% em matéria seca. As folhas da planta podem se transformar em uma espécie de farinha que enriquece o preparo das massas, deixando-as com um tom esverdeado e com alto valor nutritivo.

Publicidade

Dicas de preparo nas receitas

Com a ingestão de apenas uma folha da planta você ingerirá valores nutricionais que podem fazer a diferença no seu dia a dia. As folhas podem ser consumidas cruas na forma de saladas com outras verduras como alface, rúcula e agrião.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

As folhas de ora-pro-nóbis também podem ser cozidas em refogados, omeletes e caldos. Para produzir a farinha da planta você precisa assá-la em forno baixo por cerca de uma hora, triturar e acrescentar no preparo de massas como bolos e pães. Por fim, você pode usar a folha como um molho pesto, criado pelo chef mineiro Eloi Moreira.

Publicidade

Poder medicinal da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis também tem poder medicinal fora da culinária, pois ela pode ser usada sobre a pele na forma de unguento para aliviar o incomodo de feridas e outras inflamações da pele. Além de ajudar no emagrecimento, por conta das proteínas, e combater o diabetes e o colesterol.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .