in

Fotógrafo brasileiro registra momento raro em que sucuri acasala com vários machos: ‘Até 50 filhotes’

As imagens raras mostram os machos se revezando no acasalamento com uma única fêmea.

Imagem: Daniel De Granville/Reprodução de vídeo

Um fotógrafo da vida selvagem capturou o momento em que uma sucuri adulta acasalou com vários machos às margens do Rio Formosa, em Bonito, Mato Grosso do Sul. As imagens, que se acredita serem raras, foram postadas esta semana por Daniel de Granville.

Publicidade

O registro mostra a proximidade dos profissionais com os animais, que não pareciam incomodados com sua presença. As imagens são de 2016, quando um grupo de amigos que trabalhava no monitoramento da vida selvagem alertaram os fotógrafos sobre a presença de sucuris na área.

Segundo Granville, que há 20 anos trabalha com fotografia de animais, o Rio Formoso é um dos lugares onde há mais registros de aparições  das espécies na cidade, no entanto é muito raro ver cenas de acasalamento. “A sucuri é um animal muito discreto, não faz barulho. Apesar de ser um animal enorme, sua capacidade de se esconder e se camuflar é muito boa”, disse o fotógrafo em entrevista ao UOL.

Publicidade

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Ele explicou que o acasalamento, que é geralmente realizado por vários machos ao mesmo tempo, só ocorre no inverno, o que também dificulta o namoro. “A fêmea libera no ar um feromônio que atrai os machos, menores que ela. Eles se revezam para acasalar. Às vezes, quando um humano vê isso, ele o confunde, achando que é uma mãe que acabou de parir seus filhotes.” afirma.

Publicidade

O fenômeno que pode envolver até 10 animais é chamado no mundo animal de acasalamento poliândrico. A gestação da fêmea pode durar até 8 meses, e pode parir mais de 50 filhotes em uma única gestação.

Publicidade