in

Como descobrir o perfil da personalidade de seu filho para ajudar na educação

Saiba qual o perfil comportamental de seu filho para ajudá-lo a ser um adulto bem sucedido.

Primeira página

As crianças vão crescendo e com o passar do tempo já é possível começar a perceber como cada um vai se comportando diante dos estímulos que lhe são propostos. Como seu filho costuma se comportar no cotidiano? Ele gosta de brincar sozinho ou fica sempre te pedindo para brincar com ele? Como ele reage diante de uma correção? Aceita, fica magoado, irado, ou finge que nem te ouviu?

Publicidade

Todos esses comportamentos podem indicar que categoria de temperamento sua criança possui. Saber identificar isso pode ajudar na forma como vai educá-lo, visando sempre ressaltar os pontos fortes da criança e ajudá-lo a superar os pontos fracos de seu comportamento.

Cada criança tem uma personalidade diferente

Publicidade

Cada ser humano já nasce com uma personalidade única, ninguém é igual e desde muito cedo já é possível perceber o temperamento que a pessoa tem. Descobrir o perfil comportamental do seu filho vai ajudar a buscar a melhor maneira de educá-lo para ser um adulto bem resolvido e feliz. Existem quatro categorias de temperamentos (dominante, influente, conforme e estável). Não é correto dizer que existe um temperamento melhor que outro, todos eles têm pontos fortes e pontos fracos.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Os quatro perfis de comportamento

Publicidade

Crianças com perfil dominante são motivadas pelo desafio. Elas gostam de mandar,  liderar e muitas vezes acabam passando por cima da autoridade dos pais, amigos e irmãos apenas para conseguirem o que desejam.

Já as crianças influentes são movidas pela criatividade. Elas gostam de ser livres, são comunicativas e muitas vezes taxadas como tagarelas. Crianças com esse perfil são as que geralmente gostam de ajudar aquele amiguinho novo da escola a se enturmar e fazer amigos.

Quem tem o perfil conforme, geralmente, não gosta de expor suas ideias, eles tendem a se interiorizar, preferem brincar sozinhos e gostam de ser organizados. São crianças que ouvem e refletem sobre o que estão escutando. Eles são focados e obedientes, pois gostam de regras e de seguir a rotina.

Por último, mas não menos importante, as crianças estáveis amam a previsibilidade, gostam de saber a ordem das coisas que vão acontecer durante o dia e refletem muito antes de tomar qualquer decisão, por isso, tendem a ser tachadas como devagar. Esse perfil se esconde das câmeras e prefere não estar à frente de nenhum projeto, pois não gostam de tomar decisão.

É claro que ninguém é composto apenas por um  perfil. Uma pessoa pode ter algumas características de outros perfis em sua personalidade; cabe aos pais descobrir, por meio de observação, qual o perfil que domina na personalidade de seu filho, para conseguir trabalhar na educação correta. Para auxiliar nessa descoberta, existem alguns testes de personalidade que podem auxiliar os pais a saber qual a personalidade que predomina em seu filho.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.