in

Episiotomia: é possível evitar esse tipo de violência obstétrica; principais riscos

Especialistas explicam mais sobre a manobra e a importância desse plano no parto.

Barbacenamais

O momento mais esperado de toda a gestação é o nascimento do bebê, que precisa acontecer como a mãe desejar, desde que haja permissão médica para tal preferência. Existem alguns procedimentos que são aplicados no parto que se mostram prejudiciais para as mães, um deles a episiotomia.

Publicidade

A revista Pais & Filhos, do portal UOL, ouviu especialistas para entender melhor sobre esse procedimento. A episiotomia tem como objetivo aumentar a abertura vaginal através de uma incisão no períneo, no momento em que o parto é realizado. Quando isso ocorre, precisa de sutura para cicatrização.

Tal procedimento foi pensado como forma de prevenção de lacerações no órgão genital intensas no parto. Hoje as pesquisas apontam que esse artifício de rotina, não resolvem nenhum dos problemas que poderiam ser motivados.

Publicidade

A ginecologista e obstetra Karina Tafner, diz que esse procedimento deve ser avaliado e somente realizado em casos que podem prejudicar o bebê. Caso seja feito de forma seletiva e sem justificativa, pode expor a mãe em risco desnecessário.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Riscos Episiotomia

Os principais riscos que podem acontecer são lesões nos músculos da região íntima, incontinência urinária e fecal, aumento do tempo de recuperação após o parto, hemorragias, infecção no local e dores em relações.

Publicidade

Como evitar Episiotomia

Segundo especialistas, esse procedimento pode ser evitado com alguns recursos, um deles a fisioterapia pélvica, indicada para a preparação da região do períneo. Além disso, é recomendado um pré-natal com bastante informações.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .