in

Especialista esclarece as posições de dormir que podem aumentar as dores nas costas e tensionar articulações

De acordo com o especialista, certas posições na hora do sono podem tensionar músculos e articulações.

Portal Alta Diagnósticos

Uma boa noite de sono não depende simplesmente de deitar e dormir. Diversos fatores influenciam na qualidade desse momento tão importante do dia e, sem dúvida alguma, a posição que o corpo assume na cama é determinante para um sono de qualidade.

Publicidade

Além de afetar de imediato o descanso, proporcionando uma sensação de cansaço mesmo após horas dormindo, a má postura pode acarretar em consequências que podem não ser sentidas logo após acordar, mas no decorrer do dia, como dores nas costas, ombros e pescoço, além de câimbra e apneia do sono.

Com tamanha importância, a posição adequada e também as que não são recomendadas para um sono de qualidade se tornaram alvos de estudo de especialistas da área. Com base nisso, Narwan Amini, da clínica do sono Eachnight, nos Estados Unidos, esclarece as posições que não são recomendadas para quem sofre da temida dor nas costas.

Publicidade

De acordo com o especialista, dormir de barriga para cima deve ser evitado a todo custo por aqueles que sentem dores na região das costas, principalmente quando as mesmas são sentidas na região lombar, tendo em vista que tal posição causa estresse e pressão na coluna vertebral e nos músculos lombares, além de facilitar os famigerados roncos.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Outra posição queridinha de muitos e abordada por Amini é de bruços. Segundo o especialista, este posicionamento não é recomendado, principalmente, a quem sofre de dores nas costas, por favorecer a tensão de músculos e articulações da região.

Publicidade

Em contrapartida aos alertas, Narwan esclarece a posição mais adequada para garantir uma maior qualidade de vida através do sono de qualidade. De acordo com ele, dormir de lado é a posição mais aconselhável para evitar problemas, tendo em vista que a posição proporciona o alinhamento da coluna e reduz o refluxo gástrico.

Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.