in

Menino nasce com apenas meio coração; cardiopatia em crianças pode ser mais comum do que se imagina

Mãe conta que o filho nasceu somente com metade do coração desenvolvida e que ele sobrevive por etapas.

Reprodução/Mirror

Um bebê de oito meses de vida nasceu com meio coração e passou por duas cirurgias para salvar a sua vida. Porém, a única garantia para ele poder ter uma vida normal é somente um transplante do órgão.

Publicidade

O pequeno Arthur Moore, que vive em Rotherham, no Reino Unido, foi submetido ao primeiro procedimento cirúrgico quando ele tinha somente dois dias de vida. Ele nasceu com uma doença rara chamada de Síndrome do Coração Direito Hipoplásico (HRHS), que é quando metade do coração não se desenvolve.

A mãe do bebê, Jessica Hellewell, de 24 anos, descobriu que o filho tinha uma doença no órgão quando estava com 20 semanas de gestação. Após vários exames, constataram que o menino tinha literalmente ‘meio coração’, pois o outro lado do órgão não se desenvolveu completamente.

Publicidade

Em uma entrevista ela conta que o hospital deu a opção de interromper a gestação, porém, ela e seu parceiro decidiram que o menino tinha que vir ao mundo com qualquer chance que ele tivesse para sobreviver.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Logo após nascer, Arthur fez a sua primeira cirurgia, mas os médicos encontraram outros problemas que pode exigir a troca de uma válvula. Mesmo que ele possa sobreviver até aos 40 anos, se tiver sucesso na segunda cirurgia, o coração dele nunca será 100% consertado, precisando então de um transplante.

Publicidade

Cardiopatia em crianças

Problemas do coração em crianças é mais comum do que se imagina. Segundo a Organização Mundial de Saúde, somente no Brasil, mais de 30 mil bebês nascem com alguma doença do coração todos os anos. A condição de Arthur atinge é uma das 50 variedades de má-formação no coração, podendo ser diagnosticada ainda na gestação.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .