in

Infarto? Estas cinco ações podem te salvar de um ataque cardíaco

Saiba o que fazer para evitar um possível ataque cardíaco e assim salvar a própria vida.

(Reprodução/YouTube/Minha Vida/Pixabay/Fotomontagem)

No Brasil, doenças cardíacas costumam levar a óbito, por ano, cerca de 300 mil pessoas. Os fatores que podem levar o indivíduo a esta condição são os mais variados possíveis, desde histórico na família, mas também abrangendo má alimentação ou até mesmo sedentariedade. Pensando na melhor qualidade de vida, é importante garantir hábitos que podem salvar a vida e assim prevenir que um infarto ocorra. 

Publicidade

Como evitar um ataque cardíaco

Em primeira ação é necessário ter o controle do peso ideal e equilibrado. Segundo especialistas, quanto maior é o índice de gordura acumulada, sobretudo na região do tronco, maiores são as chances de um ataque cardíaco. Portanto, equilibrar o peso e manter-se dentro do padrão, junto a um especialista no assunto, é fundamental. 

Além de importante aliado na manutenção do peso, os exercícios físicos, por si só, já são fundamentais para a prevenção de ataques cardíacos. Portanto, é essencial criar o hábito de praticar atividade física. A melhor opção para o coração são exercícios intensos, realizados sob pequenas séries, destinados propriamente para o coração. 

Publicidade

Cuidar da alimentação é importante, pois é ela que regulará as funções corporais no dia a dia. Por isso, é essencial diminuir a quantidade de sal e também diminuir a quantidade de açúcar ingeridos. Não se faz necessário restringir, mas torna-se fundamental a diminuição, para evitar um possível quadro de infarto.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Por fim, o controle da hipertensão se faz necessário acima de tudo. Pressão, estresse e sobrecarga mental podem desencadear problemas cardíacos, em função da ansiedade, por exemplo. Assim, criando-se estes hábitos, diminuem-se as chances de um ataque cardíaco interromper uma vida promissora e potencialmente duradoura.

Publicidade
Publicidade