in

Câncer no pulmão: sintomas silenciosos da doença que tirou a vida da cantora Ludmila Ferber aos 56 anos

A cantora lutava contra um câncer desde 2018, sendo a causa de seu falecimento.

Jornal da Fronteira/Divulgação | Dráuzio Varella/Divulgação

A cantora gospel e pastora Ludmila Ferber morreu no fim da noite da última quarta-feira (26), aos 56 anos. A artista lutava contra um câncer nos pulmões desde 2018, quando recebeu o diagnóstico da doença. Deste então, passou por vários procedimentos referentes ao tratamento, incluindo trabalhos de quimioterapia.

Publicidade

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no Brasil, representando aproximadamente 13% de todos os novos casos diagnosticados. Somente em 2015, foram 26.498 mortes constatadas no país, tornando a doença uma das principais causas de morte evitáveis.

Em 85% dos casos de câncer no pulmão, o desenvolvimento da doença está associado ao consumo de derivados do tabaco. O destaque fica com o uso do cigarro, um dos maiores vilões para o desenvolvimento deste tipo de tumor.

Publicidade

O grande problema no câncer nos pulmões são os sinais silenciosos, que não se manifestam até que a doença esteja consideravelmente grave. Os mais comuns são tosse persistente, escarro com a presença de sangue, dor na região do peito, rouquidão, agravamento da sensação de falta de ar, redução do peso e diminuição do apetite, pneumonias reiteradas ou quadros constantes de bronquite, além de sensação de fraqueza e cansaço.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

Por tais razões, o primeiro passo para a prevenção no câncer de pulmão é abandonar o tabagismo. Além disso, são necessários exames rotineiros, sempre com o acompanhamento médico, considerando que, nas fases iniciais, as chances de cura são maiores.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com