in

Casado e pai de 3 filhos homem descobre que tem útero e ovário

O idoso de 67 anos descobriu durante cirurgia que possui condição rara.

Jornal Ciencia

Um caso extremamente raro aconteceu e deixou os médicos surpresos. Um idoso de 67 anos estava sendo operado, quando foi descoberto que, junto aos órgãos reprodutores masculinos, também haviam um útero e ovário. Existem poucos casos como esse, espalhados pelo mundo.

Publicidade

Ele descobriu ter útero e ovário durante cirurgia de hérnia

Segundo informações da equipe médica, o homem havia sido submetido a uma operação que visava corrigir uma hérnia que havia em seu abdômen, o que os médicos não sabiam é que nessa protuberância, de cerca de 15 centímetros, havia um útero, com colo do útero, tubas uterinas e um ovário.

A protuberância abdominal incomodava o idoso há 10 anos. O caso aconteceu na cidade de Kosovo, na Sérvia; e teve sua publicação realizada na revista Urology Case Reports. 

Publicidade

Protuberância no abdômen o incomodava há 10 anos

A condição rara do idoso é conhecida como síndrome do ducto mulleriano persistente (PDMS). Atualmente existem cerca de 200 casos registrados, semelhantes ao do homem, que não teve sua identidade divulgada.

Publicidade

Gosta de música? Ouça clássicos das décadas de 70, 80 e 90 agora mesmo | CLIQUE AQUI

Publicidade

A condição acontece ainda durante a gestação, quando por volta de 7 semanas, o embrião não rompe o início do útero, chamado duto mulleriano, e assim, essa condição permanece com o bebê. Nesses casos, os órgãos excedentes só são descobertos após a realização de cirurgias, como a que foi realizada no idoso.

Publicidade

Apesar da condição especial de pseudo-hermafroditismo, o homem levou uma vida normal, casou-se e teve três filhos com a esposa, ele só descobriu os órgãos femininos com a cirurgia.

Publicidade

Escrito por Tati Jesus

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.