in

‘Geleira do Juízo Final’: humanidade pode enfrentar sérias consequências e encarar catástrofes dentro de alguns anos

O descaso do homem com o meio ambiente pode resultar em problemas incalculáveis para a humanidade.

Reprodução MagazineLuiza

Muitos cientistas estão preocupados com a ‘Geleira do Juízo Final’, localizada na Antártica, pois dentro de algumas décadas ela poderá descongelar, e a água liberada resultaria na elevação do nível dos oceanos em alguns metros, o que causaria catástrofes pelo mundo.

Publicidade

A Universidade de Nova York realizou um estudo para descobrir como esta geleira realmente está mudando, e o resultado é preocupante. Algumas pesquisas anteriores já haviam alertado o mundo para o problema, pois o derretimento da geleira segue em processo acelerado; e não há mais chance de reverter isso.

David Holland é o cientista que está liderando a pesquisa. Ele explicou que, dentro de algumas décadas ou séculos, esta geleira pode derreter; por isso ele embarcou com sua equipe em uma viagem ao local para conseguir mais dados.

Publicidade

Holland disse que sua pesquisa será voltada para uma compreensão mais profunda da geleira e assim conseguirá determinar o ritmo exato do derretimento da mesma, além do impacto que ocasionará nos oceanos.

Publicidade

Uma das etapas desta pesquisa consiste em perfurar o gelo utilizando água muito quente, assim será possível ter acesso à parte abaixo da geleira. Submarinos não tripulados também serão utilizados para conseguir outros dados importantes.

Publicidade

Já foi informado que se a água abaixo da geleira estiver em uma temperatura acima de 0°C, isto indica que o derretimento está mais rápido que se imagina. Recentemente, um iceberg que se soltou da plataforma de gelo na Antártica já liberou mais de 150 milhões de toneladas de água no mar.

Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br