in

Menino de 8 anos pede um coração novo ao Papai Noel e é ‘atendido’

Procedimento inédito feito pelo SUS abre as portas para outros hospitais replicarem conhecimento.

Foto: Arquivo pessoal

No começo de dezembro do ano passado, o pequeno Gladson Garcia Silva, de oito anos, escreveu uma carta para o Papai Noel, estando internado em um leito do Hospital Albert Einstein, que fica em São Paulo.

Publicidade

Os pedidos do menino aconteceram na seguinte ordem: um coração novo, um boneco de super-herói, um carrinho de controle remoto e um dinossauro. Poucos dias depois, o primeiro pedido dele foi ‘atendido’ pelo bom velhinho.

Gladson, que tinha uma miocardiopatia recebeu um transplante de coração, sendo este o primeiro procedimento de transplante cardíaco infantil que foi feito na unidade hospitalar em que ele estava hospitalizado.

Publicidade

Esse foi o primeiro a ser realizado por um programa formado a partir de uma aliança entre seis hospitais referenciados do país em conjunto com o Ministério da Saúde. Dois meses antes de receber o coração, a mãe dele, Ana Camila da Silva, recebeu a notícia que o filho poderia falecer dentro de casa.

Publicidade

Segundo ela, os primeiros sintomas apresentados pelo filho se assemelhavam a uma virose, como vômitos e dor de barriga que não curavam. Os primeiros sintomas apareceram em outubro de 2021. Ela precisou fazer uma série de insistências por exames e atendimentos médicos, até que foi diagnosticada a doença que não tinha cura.

Publicidade

A única salvação para o filho seria o transplante, uma vez que o coração dele se desenvolve de um tamanho muito maior do que o comum para a idade dele. Essa patologia não nasceu com o filho, se desenvolvendo em algum momento de seu crescimento. Após o transplante, o menino recebeu alta no dia 10 de janeiro.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .