in

‘Me vacino por mim e minha mãe’, diz menina de 8 anos vacinada que perdeu a mãe para a Covid

Vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir dos oito anos começou no Brasil.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Crianças a partir de oito anos já podem ser vacinadas contra a Covid-19 no Brasil. Cada região brasileira está montando um calendário de imunização levando em considerações as suas particularidades, entre elas a logística de distribuição.

Publicidade

Em um dos locais de vacinação um caso chamou a atenção. Na Unidade Básica Saúde 1, que fica na região do Guará, no Distrito Federal, Helena Rocha Vieira estava segurando um cartaz com a seguinte frase: “Eu me vacino! Por mim e por minha mãe, que não teve a chance de se vacinar”.

Helena, de oito anos, perdeu a mãe em outubro de 2021. Mayara Rocha tinha 33 anos, ficou internada por 77 dias, mas não resistiu às complicações da Covid-19. A menina disse ainda que se sente honrada em poder homenagear a mãe, pedindo para que todos se vacinem, pois o imunizante é importante para preservar vidas.

Publicidade

Publicidade

O avô de Helena, Ailton Fonseca, e pai de Mayara, disseram que o cartaz tem como objetivo homenagear a filha e, ao mesmo tempo, incentivar todas as pessoas a tomarem a vacina. Ele conta que a filha dele não pôde se vacinar e foi infectada cinco dias antes da vacina ser liberada para a idade dela.

Publicidade

Vacinação para crianças.

As crianças se mostraram animadas para irem tomar a vacina contra a doença. Os irmãos Luiz Pedro e Bruno Aguiar, de 9 e 11 anos, foram fantasiados de homem aranha para tomar o imunizante contra a Covid-19.

Cada estado ou distrito do país tem um esquema próprio. No Distrito Federal a vacinação está sendo realizada em crianças maiores de 8 anos. Meninos e meninas com deficiências permanentes ou crônicas, maiores de 5 anos, já podem ser imunizadas.

Para receber a vacina é necessário levar a certidão de nascimento ou identidade da criança, com CPF, além de levar junto a caderneta de vacinação.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .