Cientistas alertam: asteroide do tamanho de um prédio de 20 andares pode atingir a Terra no ano que vem

O asteroide descoberto no início deste ano vem chamando a atenção de vários astrônomos.

Reprodução TudoCelular

Os cientistas estão voltando sua atenção para um asteroide descoberto recentemente e pode atingir a Terra no final do ano que vem. Esse asteroide tem cerca de 70 metros, ou seja, é do tamanho de um prédio de 20 andares.

Cristóvão Jacques, astrônomo brasileiro do Observatório SONEAR, chegou a divulgar um vídeo dando maiores detalhes e informou que desde 2014 vem analisando o espaço justamente para tentar localizar algum corpo celeste que pode trazer alguma ameaça ao planeta.

Neste vídeo, Cristóvão diz que por enquanto as pessoas não têm com o que preocupar, já que não há dados conclusivos e tudo é muito incerto, mas que ele e outros astrônomos continuarão observando este asteroide, colhendo novas informações e espera que a possibilidade de um impacto seja afastado logo.

Esse asteroide recebeu o nome de 2022 AE1 e foi descoberto no último dia 6 pelo observatório do Mount Lemmon Survey, no Arizona, Estados Unidos. À medida que os estudiosos vão observando esse corpo celeste, vão fazendo novos cálculos de sua órbita.

Para se ter uma ideia, com 3 dias de observação desse asteroide, foi possível deduzir que a chance dele chocar com a Terra é de 0,03%. Mas ao cruzar esses dados com outros obtidos anteriormente, os cientistas chegaram à conclusão de que a possibilidade de impacto é maior, chegando a 0,067%.

Ainda que seja uma possibilidade baixa, já é mais que suficiente para atrair a atenção dos astrônomos de vários países, que continuarão de olho no 2022 AE1 e torcendo para ele passar bem distante da Terra.

Escrito por Russel